Menu
Início Hydro fecha parceria com Universidade Federal do Pará para desenvolver projeto de painéis solares flutuantes em mina de bauxita

Hydro fecha parceria com Universidade Federal do Pará para desenvolver projeto de painéis solares flutuantes em mina de bauxita

4 de outubro de 2021 às 12:11
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Hydro - Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará - painéis solares - energia solar
Planta em preparação para projeto e painéis solares flutuantes – créditos: UFPA

A nova parceria da Hydro e UFPA realizará uma série de estudos para instalação de painéis solares flutuantes na mina de bauxita, reduzindo custos com energia elétrica e contribuindo com o meio ambiente

A Universidade Federal do Pará (UFPA) pretende instalar painéis solares flutuantes na parte do reservatório de água da Hydro Paragominas, desse modo haverá uma redução da evaporação de água durante o processo nós reservatórios da mina, construindo não somente na economia de água da planta, mas também no processo de reaproveitamento.

Leia também

UFPA e Hydro falam sobre o novo projeto de painéis soares flutuantes

Com duração inicial de dois anos, a UFPA relata que essa nova parceria para o projeto de energia solar fotovoltaica fortalece o interesse das empresas brasileiras na redução de gases poluentes.

O projeto da UFPA reduzirá não somente os custos com energia elétrica, mas também ajudará a reaproveitar toda a água utilizada na planta de mineração de bauxita da empresa. A Hydro terá uma redução acentuada durante o processo, uma vez que as placas flutuantes auxiliarão no processo.  

Uso de placas de energia solar fotovoltaicas flutuantes crescem no mercado brasileiro

A adoção de instalações fotovoltaicas flutuantes representa uma expansão na capacidade de geração de energia e contém inúmeras vantagens em relação aos sistemas fotovoltaicos usuais, tais como:

  • Possibilidade de instalação em reservatórios de usinas hidrelétricas viabilizando a instalação próxima ao centro de consumo;
  • Maior eficiência (cerca de 11% a mais em relação a sistemas terrestres) em decorrência do resfriamento  natural;
  • Redução nas perdas por sujidade e, facilidade de instalação, uma vez que nesta modalidade medidas como o nivelamento do local tornam-se dispensáveis.

Além disso, a escolha do lugar de implantação do sistema é pautada, na tentativa  de melhorar a qualidade da água, reduzir as taxas de evaporação dos reservatórios da UHE.  

Diretor da Hydro e reitora da Universidade Federal do Pará falam sobre a importância do projeto

“Essa pesquisa está alinhada com o objetivo da Hydro de ser cada vez mais sustentável. Se os resultados forem positivos, poderemos economizar ainda mais água em nossos processos e fornecer uma alternativa de energia renovável para nossas operações. É um benefício para a companhia e para a conservação do meio ambiente. Temos o compromisso de estar sempre inovando em busca de processos produtivos mais sustentáveis e a UFPA tem sido uma parceira importante neste objetivo”, afirma Evilmar Fonseca,  diretor industrial da Hydro Paragominas.  

Já para Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, a sustentabilidade ainda é um tema recente no Brasil, mas é extremamente necessário para modernização do mercado energético brasileiro.  

“A Universidade possui em seu quadro equipes de pesquisa competentes no campo da energia sustentável e essa parceria da UFPA com a Hydro, usando painéis solares para produção de energia, é muito oportuna no momento. Vivemos em uma região rica em sol e em água e temos todas as condições de avançar nesta área de pesquisa, em uma parceria importante universidade-empresa. Nossas expectativas são muito grandes quanto ao sucesso desse empreendimento”, disse.

Mina da Hydro Paragominas

A mina de Paragominas é uma grande mina localizada na parte norte do Brasil no Pará. Paragominas representa uma das maiores reservas de bauxita do Brasil e uma das maiores da América do Sul, com reservas estimadas em 1 bilhão de toneladas.  


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar