1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Honda ressuscita motor 4 cilindros com até 80 cv, rotações elevadas e som marcante que remete às ‘lendárias’ esportivas dos anos 90
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Honda ressuscita motor 4 cilindros com até 80 cv, rotações elevadas e som marcante que remete às ‘lendárias’ esportivas dos anos 90

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/09/2025 às 16:13
Motor tetracilíndrico Honda destaca potência, alto giro e som marcante, tradição mantida em novas gerações de esportivas. (Imagem: Honda UK)
Motor tetracilíndrico Honda destaca potência, alto giro e som marcante, tradição mantida em novas gerações de esportivas. (Imagem: Honda UK)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Honda apresentou no CIMAMotor 2025 duas motos equipadas com motor de quatro cilindros em linha de 500 cm³. O retorno do tetracilíndrico resgata a tradição sonora e de alto giro que marcou esportivas japonesas das décadas passadas.

A Honda voltou a apostar nos motores de quatro cilindros em linha ao revelar duas novas motocicletas equipadas com um propulsor de 500 cm³ e até 80 cv de potência estimada.

Os modelos, apresentados no China International Motorcycle Trade Exhibition (CIMAMotor 2025), marcam o retorno de uma configuração que se tornou símbolo das esportivas japonesas entre os anos 1980 e 1990.

Essa configuração ficou famosa pela suavidade, alto giro e som característico.

Retorno da essência tetracilíndrica

Enquanto grande parte do mercado migrou para motores bicilíndricos por questões de custo e manutenção, a Honda decidiu resgatar a experiência única oferecida pelos quatro cilindros médios.

O novo propulsor, refrigerado a líquido, foi projetado para entregar rotações elevadas, funcionamento linear e um ronco marcante, características que remetem diretamente às icônicas CBs e CBRs do passado.

Segundo estimativas divulgadas no salão, a potência deve se aproximar de 80 cv, o que coloca as novidades no mesmo patamar de desempenho da Kawasaki Ninja ZX-4R, principal referência atual nesse segmento.

CB 500 Super Four: tradição renovada

A naked CB 500 Super Four 2026 revive a linhagem “Super Four”, com motor tetracilíndrico que contrasta com a predominância dos bicilíndricos de média cilindrada.

Motor Honda 4 cilindros em linha, referência de desempenho e suavidade que marcou gerações de motocicletas esportivas. (Imagem: Divulgação)
Motor Honda 4 cilindros em linha, referência de desempenho e suavidade que marcou gerações de motocicletas esportivas. (Imagem: Divulgação)

Além da entrega de potência progressiva e da suavidade em altas rotações, o som de escapamento 4 em 1 reforça o caráter nostálgico do modelo.

O design combina farol redondo em LED, painel digital inspirado nos clássicos mostradores duplos e linhas que lembram as nakeds da década de 1990.

No conjunto técnico, a moto traz garfo invertido, pinças de freio radiais e eletrônica embarcada, incluindo acelerador eletrônico (TBW), modos de condução, controle de tração (HSTC) e a embreagem eletrônica E-Clutch, que permite uso automático ou manual.

CBR 500R Four: esportiva com DNA clássico

A CBR 500R Four 2026 foi a surpresa do evento.

A carenada esportiva adota o mesmo motor de quatro cilindros, agora aliado a um chassi de aço, suspensões ajustáveis e freios radiais.

O conjunto prioriza equilíbrio entre conforto urbano e pegada esportiva, com semi-guidões menos inclinados e ergonomia versátil.

O painel TFT de 5 polegadas com conectividade moderna contrasta com a estética inspirada nas esportivas de fim dos anos 1990.

O motor, no entanto, continua sendo o protagonista.

Suas rotações elevadas e o som metálico característico trazem de volta a experiência que consagrou a sigla CBR.

Motor 4 cilindros versus bicilíndricos

A opção da Honda por reviver um tetracilíndrico médio vai na contramão da tendência de simplificação adotada pelas japonesas nas últimas décadas.

Motor Honda 4 cilindros combina design clássico e eficiência, símbolo de esportividade e engenharia japonesa consagrada. (Imagem: Divulgação)
Motor Honda 4 cilindros combina design clássico e eficiência, símbolo de esportividade e engenharia japonesa consagrada. (Imagem: Divulgação)

Enquanto os bicilíndricos oferecem custo mais baixo de produção e manutenção, os quatro cilindros entregam maior suavidade, resposta mais linear e giro capaz de chegar a faixas muito mais altas.

Essa diferença é especialmente sentida no som, um dos principais atrativos do novo motor.

Especialistas o descrevem como uma “assinatura sonora” que remete ao auge das esportivas japonesas.

A aposta busca justamente explorar o fator emocional, cativando tanto novos motociclistas quanto os que viveram a era de ouro das tetracilíndricas.

Estratégia de mercado

Os modelos são produzidos pela joint-venture Wuyang-Honda na China, com foco inicial no mercado asiático.

Porém, já se especula a possibilidade de versões de 400 cm³ para mercados como Japão e Europa, que possuem restrições específicas.

Caso sejam exportadas para o Ocidente, as novas CB 500 Super Four e CBR 500R Four podem rivalizar com modelos premium de média cilindrada.

Isso abriria espaço para um novo ciclo das “quatro canecos”.

A Honda não divulgou preços nem previsão oficial de chegada a outros países, mas a boa recepção no CIMAMotor 2025 indica forte potencial de expansão.

Expansão da marca na China

Além das novas motos, a Honda reforçou durante o salão sua estratégia de expansão das redes DreamWing e Honda Dream no mercado chinês.

A marca destacou a importância da região para introduzir modelos que unem tradição e inovação.

Com o retorno dos quatro cilindros de média cilindrada, a fabricante japonesa reaquece a memória de uma geração de motociclistas.

A estratégia sinaliza que ainda há espaço para motores mais elaborados, mesmo em um cenário dominado por opções bicilíndricas. Afinal, seria esse o início de uma nova era para as esportivas de quatro cilindros?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x