A HERO, gigante do mercado de motos na Índia, anuncia abertura da sua nova fábrica no Brasil em 2025, posicionando-se como uma concorrente de peso para Honda e Yamaha no país.
O mercado de motos no Brasil está em plena expansão e em breve contará com uma nova fábrica no segmento de motocicletas elétricas e scooters. A Hero MotoCorp, mais conhecida como Hero, uma das maiores fabricantes de motos do mundo em número de unidades vendidas, está prestes a entrar no mercado brasileiro. Com sua chegada, a Hero promete acirrar a concorrência com gigantes como Honda e Yamaha, trazendo inovação e novas opções para os consumidores. Se você está de olho nas novidades do setor, fique atento, pois a Hero vem para revolucionar o mercado de duas rodas no Brasil com a chegada da sua nova fábrica.
Saiba quando a concorrente da Honda e Yamaha chegará ao mercado de motos
A HERO anunciou na segunda-feira (19) a operação de sua nova fábrica no Brasil, com foco em veículos de duas rodas. A revelação aconteceu no balanço trimestral da empresa, que celebrou um recorde de receitas, um crescimento de 16% em comparação ao período de abril e junho do último ano.
A previsão é que a inauguração da fábrica da HERO no mercado de motos do Brasil aconteça até o quarto trimestre de 2025, mas até então não foram divulgados detalhes sobre a estratégia por aqui. Segundo a Reuters, em 2022 a empresa chegou a manifestar interesse em estabelecer uma indústria na Zona Franca de Manaus, o que já indica uma possível localização.
- Ford encerra produção de modelo lendário; CEO admite retrocesso e planeja nova estratégia para recuperação
- Homem gasta US$ 31 mil em carro esportivo elétrico chinês e tem surpresa: modelo entregue não era o prometido! Saiba o que ele recebeu
- Nova lei entra em vigor no Brasil e decreta o fim de 10 motos populares, impactando o mercado e os consumidores de todo o país, confira os modelos
- Investimentos históricos de R$ 10 bilhões em portos, aeroportos e hidrovias: Governo federal projeta revolução na infraestrutura do Brasil em apenas seis meses! Confira todos os detalhes
Vale mencionar que esta não é a primeira vez que a Hero anuncia sua chegada no Brasil. Em 2014 a fabricante chegou a afirmar que estaria por aqui, mas acabou desistindo do plano. Com a chegada da Hero, o mercado brasileiro contaria com mais uma indiana por aqui, a exemplo de Bajaj e Royal Enfield, sendo mais uma concorrente da Honda e Yamaha.
Quais as motos que a Hero planeja trazer ao mercado brasileiro?
A Hero alega ser a maior fabricante de veículos de duas rodas no mundo em volume de unidades vendidas por uma única entidade.
No total, já vendeu 1,53 milhão de motos apenas no segundo trimestre de 2024. Entre outros modelos e versões, atualmente a fabricante conta com mais de 30 produtos à venda no mercado. Entre seus sucessos estão a linha Splendor, com opções acessíveis rivais da TVS Sport, Bajaj Platina e Honda Shine.
O seu lançamento mais recente é a Maverick 440, uma moto com elementos em comum com a X440 da Harley-Davidson graças a uma parceria. O catálogo recente inclui ainda a Xtreme 160R 4V, que é a mais rápida do mundo na categoria de 160 cc, e a Karizma XMR, disponível em três cores.
A chegada da Hero ao mercado de motos do Brasil para ser uma concorrente da Honda e Yamaha já está confirmada, contudo, as informações oficiais encerram aqui e não há como saber quais modelos chegarão ao país.
Operações da Hero no exterior
Com oito fábricas, sem contar a do Brasil, a Hero está presente em 47 países atualmente, inclusive na América Latina, especialmente Argentina, México e Colômbia, onde já mantém uma fábrica há alguns anos. A Hero foi ainda a primeira montadora de motos da Índia a conquistar uma posição no pódio do tradicional Rali Dakar, com a segunda colocação em 2024.
Em termos de sustentabilidade, a empresa promete atingir a neutralidade de carbono até 2030, além de cortar totalmente os resíduos enviados para aterros sanitários já no próximo ano.
É importante destacar que a fabricante nasceu em 1984 como Hero Honda Motors, em uma joint-venture entre a japonesa Honda e a indiana Hero Cycles, até então mais voltada para a venda de bicicletas. Em menos de duas décadas, a parceria se tornou a maior fabricante de veículos de duas rodas da Índia e se tornou independente em 2010.