Cooperação estratégica entre Peru e Coreia do Sul fortalece indústria de defesa, com destaque para a fabricação de peças do caça KF-21 no território peruano, e podendo operar caça de 5ª geração.
Um passo histórico foi dado no último sábado: durante uma cúpula entre os presidentes da Coreia do Sul e do Peru, foi assinado um acordo que aproxima o Peru de um caça de 5ª geração. A parceria abrange a produção de peças do moderno KF-21 no país sul-americano, colocando o Peru em uma posição de destaque na indústria de defesa regional.
O Peru acaba de dar um salto importante no cenário da aviação militar. Durante a cúpula realizada no último fim de semana, os líderes do Peru e da Coreia do Sul assinaram acordos estratégicos que visam impulsionar a cooperação na indústria de defesa e no setor mineral. Entre os destaques, está a produção de partes do caça KF-21 no Peru, uma parceria que pode transformar o país no primeiro da América Latina a operar um caça de 5ª geração.
Produção de componentes do caça KF-21 no Peru
A fabricante sul-coreana Sky firmou um memorando de entendimento com o SEMAN (Serviço de Manutenção da Força Aérea Peruana) para a produção de componentes do caça KF-21 em território peruano.
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Este movimento reforça as ambições do governo sul-coreano de expandir sua presença na América Latina e abre caminho para que o Peru entre de vez no seleto grupo de países que têm acesso a tecnologias avançadas de defesa.
Peru vai investir 3 bilhões de dólares no orçamento militar de 2025
Os olhos também estão voltados para um futuro contrato bilionário: o Peru planeja investir cerca de 3 bilhões de dólares no orçamento militar de 2025 para a aquisição de 24 aeronaves modernas, substituindo sua atual frota composta por caças soviéticos Mig-29, Su-25 e Mirage 2000. Embora o governo peruano já tenha demonstrado interesse nos caças leves FA-50 da Coreia do Sul, há fortes indícios de que o país também está avaliando a possibilidade de integrar-se ao programa do caça KF-21.
O KF-21, com seu design furtivo em desenvolvimento, promete ser uma alternativa viável de quinta geração a custos competitivos. Atualmente, o modelo é considerado um “4++” devido ao transporte externo de armas, mas versões futuras com compartimentos internos estão em desenvolvimento e podem decolar nos próximos 6 a 10 anos.
A participação peruana na fabricação e montagem do KF-21 fortalece a hipótese de que o país possa futuramente adquirir essa aeronave, especialmente se a versão de quinta geração realmente entrar em operação. Caso isso se concretize, o Peru pode ser pioneiro na América Latina a operar um caça de 5ª geração.
Além do caça de 5ª geração, veículos blindados e submarinos
Além do setor aeronáutico, os acordos firmados entre os dois países também incluem o desenvolvimento e coprodução de veículos blindados e submarinos, reforçando ainda mais os laços bilaterais.
O futuro da aviação militar no Peru está ganhando novos ares, e o envolvimento direto na produção de parte do KF-21 é um marco que projeta o país para o cenário internacional da defesa. O mundo da aviação segue de olho neste importante desenvolvimento.
Com o acordo assinado, o Peru não apenas fortalece sua indústria de defesa, mas também se posiciona como um forte candidato a ser o pioneiro da América Latina na operação de um caça de 5ª geração. O que antes parecia um sonho distante está cada vez mais próximo de se tornar realidade.