Conclusão do complexo hidrelétrico de Belo Monte, segundo a Eletrobras, deve ficar para dezembro. Restam quatro turbinas a serem comissionadas.
A usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, ao inaugurar hoje (17/07), sua décima quarta unidade geradora, entra em fase histórica, pois passa a ser a usina de maior capacidade instalada do país.
A solenidade contará com a presença do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Com a décima quarta turbina, a capacidade da usina de Belo Monte, passa a ser de 8,788 mil megawatts (MW) e supera a hidrelétrica de Tucuruí (8,370 mil MW) e se tornando a maior hidrelétrica 100% brasileira.
Vale lembrar que a usina de Itaipu, que em maio deste ano fez aniversário de 35 anos, tem 14 mil MW, mas pertence ao Brasil e ao Paraguai, com cada país possuindo 50% de participação no projeto.
-
Interior de SP vira cenário de colapso ambiental: satélite flagra avanço de espuma tóxica visível do espaço
-
Cientistas desenvolvem ferramenta simples pode dobrar a autonomia e vida útil de baterias de lítio para veículos elétricos
-
Vem aí o Nissan Kait! SUV irmão do Kicks será feito no Brasil com motor 1.6, painel digital e foco em concorrentes como W Tera, FIat Pulse e outros
-
Com 18 mil hectares e 3.900 trabalhadores, ex-cobrador vira o ‘rei do café’ no Brasil
Segundo declaração do presidente da Eletrobras, a conclusão da usina de Belo Monte deve acontecer até dezembro deste ano, quando devem acontecer o comissionamento da décima-oitava e última turbina.
O executivo completou afirmando que a décima-quinta máquina de Belo Monte já está em processo de comissionamento e que assim só faltarão três turbinas para entrar em operação.
A operadora
O empreendimento de Belo Monte, no Pará, está sendo construído e operado pelo grupo Norte Energia, no qual a Eletrobras detém 49,98% de participação.
A Norte Energia, uma empresa de sociedade anônima de capital fechado, é composta por Empresas de diferentes segmentos de atuação e por fundos de previdência complementar.
Constituída sob a forma de Sociedade de Propósito Específico (SPE), a Companhia venceu o leilão de concessão em 20 abril de 2010. O prazo de gerenciamento da Usina pela Norte Energia, definido no contrato de concessão, é de 35 anos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.