1. Início
  2. /
  3. / Há 5 interessados em comprar refinarias da Petrobras, informa estatal
Tempo de leitura 3 min de leitura

Há 5 interessados em comprar refinarias da Petrobras, informa estatal

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 18/06/2018 às 16:03

Sem categoria

RLAM REFINARIA PETROBRAS VENDA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O plano do novo presidente da Petrobras para acelerar a venda de suas refinarias foi bem sucedido e mais empresas podem entrar na disputa nos próximos dias

A venda das refinarias da Petrobras foram retomadas com força e velocidade total, em comunicado oficial da estatal hoje(18), causando frustração em entidades e sindicalistas que tinham esperança no novo presidente da empresa, Ivan Monteiro,que assumiu o posto após pedido de demissão do ex-presidente, Pedro Parente, quando sofreu pressões desencadeadas pela greve dos caminheiros. Novas mobilizações de sindicatos acontecem neste momento afim de resolver o que farão mediante a este questão.

No próprio site da Petrobras, no comunicado oficial, há um trecho escrito: ” A Petrobrás, em continuidade aos comunicados divulgados em 27/04/2018 e 23/05/2018 referentes aos processos de parcerias em refino, informa que, atendendo solicitação de interessados nas parcerias em refino, estendeu o prazo para assinatura de acordos de confidencialidade e demais documentos previstos na divulgação da oportunidade para 02/07/2018.” em palavras fáceis, a venda das refinarias da Petrobras poderão ser concretizadas em modo anônimo, sem ninguém ficar sabendo as empresas na disputa e a data das vendas.

Até o momento, 5 empresas já afirmaram termos contratuais referente a confidencialidade das licitações de venda hoje(18), mas como outras empresas manifestaram interesse em entrar nos leilões, a Petrobras acabou estendendo o prazo até o dia 2 de julho. Desta forma, haverá mais competitividade e melhores chances de fazer negócios.

Refinarias Que serão Vendidas

Nordeste ⇒ A subsidiária do Nordeste compreenderá as refinarias Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, e Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 2 terminais aquaviários (Madre de Deus e Suape) e 3 terminais terrestres (Candeias, Itabuna e Jequié), 2 dutos de suprimento de petróleo, 1 poliduto e 35 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Sul ⇒ A subsidiária do Sul compreenderá as refinarias Alberto Pasqualini (REFAP), no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas (REPAR), no Paraná, bem como os ativos de logística (dutos e terminais) operados pela Transpetro e integrados a essas refinarias: 4 terminais aquaviários (Paranaguá, São Francisco do Sul, Tramandaí, Niterói) e 3 terminais terrestres (Guaramirim, Itajaí e Biguaçu), 2 dutos de suprimento de petróleo, 2 polidutos e 4 dutos de derivados interligando as refinarias às bases e terminais de distribuição.

Segundo informado pela assessoria de imprensa da estatal, a venda das refinarias da Petrobras fazem parte do plano de desinvestimento da empresa, com a finalidade de fortalecer a companhia e reposiciona-la estrategicamente no mercado de refino. Isso só seria possível através de parcerias com empresas do segmento de refino, logística e transporte. Com estas novas medidas, a Petrobras entregará 25% da capacidade de refino na mão da iniciativa privada, que naturalmente devem ser empresas estrangeiras.



Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos