A usina solar foi inaugurada no município de Piratuba, em Santa Catarina, e produzirá energia suficiente para o abastecimento de 1.500 residências
Na semana passada, ocorreu a inauguração da maior usina solar do estado de Santa Catarina e de toda a região Sul do Brasil, após cerca de 10 anos de planejamento e execução. Conforme divulgado pelo site ND+, o Grupo ND é a empresa responsável pela usina solar, que está situada no município de Piratuba, no meio-oeste de Santa Catarina.
Ao todo, foram instaladas 5.840 placas solares, que ocupam uma área de 40 mil m² e são capazes de produzir 2,6 MW (megawatts), quantidade de energia suficiente para o abastecimento de 1500 residências. Espera-se que a usina solar sustente, sozinha, as TVs, jornais, revista, portal e rádio vinculados à companhia.
O investimento total para a instalação da usina solar foi de R$ 14 milhões
O investimento para a construção da estrutura foi equivalente à quantia de R$ 14 milhões. Graças à usina solar, o Grupo ND torna-se, agora, o primeiro conglomerado de comunicação do Brasil 100% autossustentável em energia, de modo a reforçar a sua missão de ser inovador e dar exemplos na prática.
- IMPOSTOS! Medida do Governo Lula pode colapsar o mercado de energia solar ou ser a salvação para o setor no Brasil? Descubra o impacto
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
- Como ligar ar-condicionado com energia solar, sem baterias e sem ligação à concessionária
Sob esse viés, o presidente do grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli, observa que os benefícios trazidos pela nova usina solar demonstram a necessidade e a oportunidade que os empresários e cidadãos comuns possuem no seu telhado ou em seu terreno para a produção da energia que consomem. De acordo com ele, a geração da própria energia é vantajosa para o município, para o estado de Santa Catarina e para todo o país.
A Nexen Energia Solar foi a empresa parceira do Grupo ND para o projeto, responsável por fornecer a estrutura fotovoltaica e instalar o que há de mais moderno no setor de energia solar
Na última terça-feira (dia 19), a inauguração reuniu pelo menos 18 prefeitos de municípios do oeste e meio-oeste de Santa Catarina, em adição a autoridades estaduais e regionais. A Nexen Energia Solar, que fornece energia a todo o Brasil através de cinco mil integrados, foi a empresa parceira do grupo, tendo concedido a estrutura fotovoltaica.
Segundo o presidente da Nexen, André Schumann, vencer a concorrência com o Grupo ND foi um grande desafio, porém um prazer enorme. O executivo descreveu a parceria como “muito boa”, uma vez que a companhia teve a oportunidade de ser exposta para o mercado com a nova usina solar. Schumann afirma que foi implementado, nessa estrutura, tudo o que há de mais moderno no setor de energia solar, o que é, para eles, um orgulho.
O município de Piratuba foi o selecionado após análise de um software com capacidade para observar a radiação solar durante um período de 40 anos. A maior usina em geração distribuída do estado de Santa Catarina foi chamada pelo nome do diretor de tecnologia do Grupo ND, Rafael Alexandre Mafra, que foi o encarregado do desenvolvimento do parque fotovoltaico.
Sobre o Grupo ND
O Grupo ND corresponde a um conglomerado de mídia brasileiro com sede na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Ele foi criado em 2019, quando houve a cisão das empresas catarinenses do Grupo RIC.
Hoje, fazem parte do grupo o jornal Notícias do Dia, nome que deu origem à sua sigla, além de 7 emissoras de TV, uma revista e um portal de notícias. São, assim, totalizados 10 veículos, os quais serão abastecidos pela energia produzida a partir da nova usina solar, a maior da região.