Jovens da África do Sul desenvolvem um trem movido a energia solar que pode mudar a vida de diversas pessoas da região. O país passa por quedas de energia constantes e crises que pioraram com a pandemia.
Um grupo de adolescentes sul-africanos, após anos observando seus pais frustrados por não poderem utilizar os trens por conta da constante falta de energia, decidiram desenvolver um trem movido a energia solar. Com painéis solares instalados no teto, o trem consegue percorrer trilhos numa extensão de 500 m, em Soshanguve, ao norte da capital.
Jovens desenvolvem trem movido a energia solar após 15 anos de cortes de energia
Os trens são os meios de transporte mais baratos do país sul-africano, utilizados principalmente pelos cidadãos de baixa renda e classes trabalhadoras. De acordo com Ronnie Masindi, de 18 anos, seus pais não utilizam mais o transporte ferroviário devido aos roubos de cabos e queda de carga, se referindo às falhas contínuas em usinas de carvão antigas.
A empresa de energia pública, Eskom, começou a impor cortes de energia intermitentes há cerca de 15 anos, para que um apagão nacional não aconteça. Chamadas de quedas de carga no local, essas interrupções no fornecimento de eletricidade se tornaram piores ao longo dos anos, impactando o comércio e a indústria, incluindo as ferrovias.
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
- A Apple planeja uma grande aposta para 2025, desafiando o domínio da Samsung e mirando uma enorme fatia do mercado global de celulares
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- A verdade sobre os Combustíveis Fósseis: Por que os dinossauros não têm nada a ver com o petróleo e o que realmente está por trás de sua origem
O atendimento da empresa estatal de logística Transnet também é prejudicado pelo roubo de cabos elétricos, que aumentou devido à crise econômica gerada pela pandemia.
Adolescentes receberão ajuda do governo para desenvolver da melhor maneira possível o trem movido a energia solar
A princípio, o projeto do trem movido a energia solar passou por diversas dificuldades, principalmente em relação ao financiamento, até que o governo decidiu contribuir.
O veículo consegue viajar por até 30 km/h e foi exibido em uma exposição recente de inovação universitária na África do Sul. Até então, o protótipo realizou apenas 10 viagens de ida e volta. O objetivo é que sejam feitos mais estudos e apresentá-los ao governo, como um modelo que possa ser utilizado.
De acordo com o professor responsável por supervisionar o projeto, Kgomotso Maimane, foi descoberto que, se for dado tempo, recursos e alguma orientação aos alunos, eles podem fazer o mesmo que qualquer outro estudante ao redor do mundo. O trem movido a energia solar possui até televisão para entretenimento dos passageiros.
Painéis solares são instalados em estação de trem em São Paulo
No ano passado, na cidade de São Paulo, foram instalados painéis solares na Vila Olímpia por meio de uma parceria entre o banco Santander e o Eletromidia, A EDP, empresa que atua em que todos os setores do mercado de energia, foi responsável pelo sistema de aproveitamento de energia solar capaz de produzir 8,5 mil kWh de energia renovável por mês.
O intuito da estação com equipamentos de energia solar é contribuir para uma experiência mais agradável no caminho das pessoas que andam na estação.
Após analisar criteriosamente os fluxos de estação, a equipe de criação da Eletromidia trouxe várias soluções que reduzem o impacto ambiental, gerando conceitos de sustentabilidade e aprimoram a circulação e permanência dos usuários.