Dessalinizador portátil movido a energia solar pesa menos de 10 kg, cabe em uma maleta, remove partículas da água do mar e entrega água potável diretamente em um copo

Valdemar Medeiros
por
-
05-05-2022 11:31:22
em Energia Renovável, Energia Solar
MIT - dessalinizador - dessalinizador portátil - energia solar - água domar Protótipo totalmente operacional, desde que abastecido por água do mar limpa. [Imagem: Junghyo Yoon et al. – 10.1021/acs.est.1c08466]




Cientistas do MIT desenvolveram um dessalinizador portátil que utiliza energia solar para gerar água potável. O produto ainda não está a venda, mas promete gerar 1 litro de água por hora.

Pesquisadores do MIT desenvolveram um dessalinizador portátil que pesa menos de 10 quilos e cabe em uma maleta, capaz de remover partículas e sais da água do mar e entregar água potável diretamente em um copo. O produto demanda menos eletricidade para funcionar do que um carregador de celular, podendo ser acionado por uma bateria ou por um pequeno painel de energia solar portátil. O dessalinizador gera água potável que ultrapassa os padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dessalinizador portátil movido a energia solar promete revolucionar o mercado de dessalinização

Escolha dos Juízes do Dia Mundial da Água 2021: Comunicação Criativa – Portable Desal. Unidade de Hidratação -Reprodução/Youtube

Diferente de outras unidades portáteis de dessalinização que precisam de filtros de purificação de água, este dispositivo utiliza apenas energia solar para que as partículas da água sejam removidas.

Artigos recomendados

Devido a eliminação da necessidade de filtros, requisitos de manutenção a longo prazo são reduzidos consideravelmente. E isso pode permitir que a unidade seja instalada em áreas remotas e com menos recursos, como comunidades em pequenas ilhas, a bordo de navios ou para contribuir com refugiados que estão fugindo de desastres naturais. 

De acordo com o professor do MIT, Jongyoon Han, esse é realmente o auge de uma jornada em que seu grupo está a mais de 10 anos. O professor explica que a equipe trabalhou por anos na física por trás dos processos individuais de dessalinização, mas colocando todos esses avanços em uma “caixa”, construindo um sistema e demonstrando-o no oceano, isso foi uma experiência muito significativa e gratificante para todos.

Entenda como funciona o dessalinizador portátil

As unidades de dessalinização portáteis disponíveis no mercado utilizam bombas de alta pressão para empurrar a água por meio dos filtros que são muito difíceis de miniaturizar sem comprometer a eficiência energética do dispositivo. Vale ressaltar que estes dispositivos, entopem frequentemente, demandando substituição ou manutenção.

Em vez disso, o novo dessalinizador portátil movido a energia solar do MIT tem como base em uma técnica conhecida como concentração de íons por polarização. O equipamento, em vez de utilizar filtros, aplica um campo elétrico às membranas colocadas abaixo e acima de um canal por onde a água passa. As membranas expulsam partículas carregadas negativamente ou positivamente, incluindo as moléculas de sal, vírus e bactérias, à medida que elas passam.

As partículas carregadas são enviadas para uma outra corrente de água, que é descartada eventualmente. O processo feito pelo dessalinizador portátil movido a energia solar remove sólidos suspensos e dissolvidos, tornando possível que a água limpa passe pelo canal. Como utiliza apenas uma bomba de baixa pressão para que a água flua, a tecnologia utiliza menos energia do que outras técnicas.

Cientistas desenvolvem novo processo de dessalinização

Apesar de ser eficiente, o processo de polarização nem sempre remove todos os sais, sendo assim, os pesquisadores desenvolveram outro processo, chamado de eletrodiálise, para que os íons de sal restantes sejam removidos.

A equipe de cientistas miniaturizou tudo para que a eficiência energética fosse melhorada, permitindo que os painéis de energia solar se encaixassem em uma maleta. Sendo assim, é necessário apenas estender uma mangueira de água até o mar salgado e outra até o copo que ele se encherá de água limpa e potável em cerca de 30 minutos na versão mais barata do dessalinizador.

A versão mais cara e um pouco maior é capaz de produzir até um litro de água por hora. Entretanto, apesar de já estar funcionando, a equipe testou o dessalinizador portátil apenas com água limpa. Agora, os pesquisadores planejam uma bateria de testes em condições reais, com águas encontradas ao lado de comunidades que necessitam da dessalinização da água.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.