As iniciativas desenvolvidas pelo grupo Açotubo têm como objetivo prevenir, identificar e acompanhar eventuais condições psicológicas ou emocionais que afetam a vida dos seus colaboradores
A campanha Janeiro Branco, que entrou para o calendário da saúde em 2014, convida as pessoas a refletirem sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao adoecimento emocional, que já afeta cerca de 1 bilhão de pessoas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em um recente estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras seis universidades nacionais, 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam ansiedade e nervosismo constantes. Já em outro levantamento da WTW, o estresse é apontado como o fator que mais impacta a força de trabalho (83%), seguido pela depressão, ansiedade (82%) e sedentarismo (69%). Esses dados evidenciam a necessidade de criar uma cultura de cuidados com a saúde mental também entre as empresas.
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Proteger a saúde dos colaboradores é uma das prioridades do Grupo Açotubo, que dispõe de um programa para tratar do assunto, fruto das diversas transformações relacionadas à cultura organizacional pelas quais a empresa vem implementando nos últimos anos.
Grupo Açotubo vem desenvolvendo novas ações desde o inicio da pandemia
Desde o início da pandemia, a empresa tem desenvolvido ações, em parceria com a consultoria Nova Visão, responsável pelo suporte no desenvolvimento do programa, e com o médico do trabalho da empresa, Orlando Leoncio Junior, que já realiza exames periódicos, para acompanhamento da saúde dos colaboradores do Grupo, e tem focado também na questão da saúde mental para monitorar e, sobretudo, oferecer o suporte necessário para quem apresentar algum tipo de problema emocional.
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Larissa Bassi, business partner do setor de recursos humanos da Açotubo, enfatiza que um dos lemas da empresa é o cuidado com as pessoas e proteger a saúde mental do colaborador é uma das prioridades da gestão. “Essas questões já estavam no radar do departamento de RH, mas com a pandemia trabalhamos fortemente para desenvolver ações concretas para oferecer suporte emocional aos nossos colaboradores”.
Renata Amorim, psicóloga da Nova Visão, consultoria que auxilia a Açotubo na aplicação do programa, explica que o primeiro passo foi conscientizar a liderança para que os gestores de cada setor compreendessem a importância de cuidar da saúde mental e como a questão impacta a organização.
“Isso foi importante para que o colaborador se sentisse mais à vontade em participar. Geralmente, conforme a empresa vai crescendo, vai perdendo esse cuidado com a equipe. Esse é o grande diferencial da Açotubo, que possui um RH que funciona de portas abertas e, além desta sensibilidade, busca o aprimoramento nos cuidados às pessoas”, enfatiza Renata.
Colaboradores se sentem incentivados a participarem das rodas de conversas, organizadas para serem um espaço de acolhimento e escuta
Após esse trabalho, os colaboradores foram incentivados a participarem das rodas de conversas, organizadas para serem um espaço de acolhimento e escuta. Com isso, a cada 15 dias são realizados encontros que posicionam temas como depressão, burnout, luto e ansiedade, assuntos que têm permeado a vida de todos, sobretudo nos últimos dois anos.
Em cada roda de conversa, os participantes respondem um questionário de autoavaliação e, dependendo do resultado, o colaborador passa a ser acompanhado individualmente pelo departamento médico, e, caso necessário, encaminhado para acompanhamento psicológico individual. “Algo bastante comum identificado durante as conversas é a busca do colaborador por informação com o intuito de ajudar também um amigo ou familiar. Por isso, o atendimento e os benefícios do programa, vão além das conversas e ultrapassam as dependências da empresa”, explica Renata.
São inúmeras as razões para um desequilíbrio emocional, como saúde física comprometida, traumas ou uma crise financeira. Com isso, o Grupo entende que cuidar do bem-estar do colaborador deve ser uma ação promovida durante o ano todo e que requer também incentivo à adesão de bons hábitos. Neste sentido, outros programas com práticas que podem auxiliar neste objetivo, como incentivo à prática esportiva, assessoria para cuidados com a alimentação e um programa antitabagismo, serão implementados.
“Cada vez mais nossas ações vão além do discurso e evidenciam a certeza de que o lema “cuidados das pessoas” já faz parte da nossa cultura corporativa. Em 2022 será o ano em que vamos fortalecer ainda mais essa máxima”, conclui Larissa Bassi.
Sobre o Grupo Açotubo
Com 47 anos de atividades, o Grupo Açotubo é reconhecido pelo portfólio, serviços e soluções em distribuição siderúrgica. A empresa tem cinco unidades de negócio, sendo Tubos e Aço, Conexões, Aços Inoxidáveis, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), com unidades estratégicas posicionadas em diferentes regiões para atendimento em todo o Brasil.
Com investimentos constantes em tecnologia e infraestrutura, a empresa tem como meta atender os clientes com agilidade e qualidade em todas as suas necessidades, independentemente de volume. Valoriza seus colaboradores como força motriz de desenvolvimento e tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares.