Great Wall Motors, montadora chinesa, apresentou seu novo conceito de picape 6×6 no Salão de Xangai e planeja fabricar seu veículo para ser comercializado no Brasil.
A Great Wall Motors (GWM) encontrou um meio de chamar a atenção da mídia e do público no Salão de Xangai. A montadora da China mostrou seu último conceito de picape 6×6 para o evento, chamado de CyberP!ckup. Embora possua um nome diferenciado, inspirado na Tesla Cybertruck, o veículo diferentão não é totalmente elétrico.
Picape 6×6 da Great Wall Motors conta com 510 cavalos de potência
A montadora, ao invés de um sistema totalmente elétrico, optou por adotar uma potente configuração de motorização híbrida. O carro apresentado no Salão de Xangai não é exatamente novo e tem como base outra caminhonete da marca, que recebeu o nome de Shanhai Cannon.
O modelo foi modificado em parceria com outra empresa da China, a Chaojing Motors. Além das rodas e do eixo extra, a picape também ficou mais robusta, contando com itens como suspensão reforçada para circular fora das estradas, pneus off-road Cooper Discoverer e novos amortecedores.
- Na faixa dos R$ 37 MIL, Ford Fiesta S faz 14,6 km/L com autonomia de 740 km, sendo modelo flex 1.0 que qualquer um pode manter!
- Fim do segredo da BYD? Montadoras japonesas descobriram como a montadora chinesa produz carros mais baratos!
- Revelado! Caminhão e o motor utilizado na cena famosa do filme Olhos Famintos
- O retorno da lenda: O novo Fiat Uno é a aposta da Stellantis para o futuro!
Embaixo do seu capô há um motor de combustão V6 turbinado e um trem de força elétrico que juntos, oferecem à picape 6×6 uma potência de 510 cavalos e 74,8 kgfm de torque máximo.
A caminhonete é do tipo híbrido plug-in, isto é, pode ser carregada na tomada como um carro totalmente elétrico. Utilizando apenas a bateria, o modelo da Great Wall Motors promete uma autonomia suficiente para percorrer cerca de 50 km. O objetivo das empresas é levar a ideia adiante, transformando o conceito apresentado no Salão de Xangai em carro de produção na China.
Desvendando a curiosidade: A nova picape 6×6 da GWM por dentro
Em seu exterior, a picape 6×6 da Great Wall Motors possui uma grade dianteira equipada com faixa de leds, detalhes em fibra de carbono no capô e lanternas traseiras fumê.
Em seu interior, o visual é basicamente o mesmo do modelo que serviu de base e não apresenta muitas novidades. Até então, novos detalhes não foram divulgados sobre o conceito apresentado no Salão de Xangai como os números de desempenho, previsão de preço e capacidade de bateria.
Vale destacar que além da Great Wall Motors, a Hennessey, fabricante de carros no Texas, apresentou em 2022 uma picape chamada de Mammoth 1000 6×6 TRX e contou com apenas 12 unidades produzidas. A super picape conta com mais de 1000 cavalos de potência e mais de 7m de comprimento.
Com aproximadamente 2 metros de altura e 2,23 m de largura, a gigante caminhonete 6×6 supera carros e até caminhões comuns. Se comparada com a RAM TRX, a Mammoth entrega 300 cavalos a mais de potência. O torque necessário para impulsionar essa picape monstro também foi aprimorado, totalizando 1.314 Nm após uma elevação de 433 Nm pela Hennessey.
Conheça melhor a GWM
A Great Wall Motors (GWM) ainda é um nome pouco conhecido por aqui. Entretanto, a montadora chinesa, que começou a mostrar seu primeiro comercial na TV em janeiro, conta com uma ligação de longa data com o Brasil. Na verdade, a empresa tenta fechar uma operação por aqui desde 2012.
O objetivo era começar a comercializar seus carros em parceria com o Grupo Caoa. Entretanto, na época o plano não se fixou e atrasou por longos anos sua chegada oficial ao país.
Avançando até agosto de 2021, a empresa enfim resolveu comprar a antiga fábrica da Mercedes Benz, no Interior de São Paulo, em Iracemápolis. Algum tempo depois, foi anunciado um investimento no valor de R$ 10 bilhões no Brasil, incluindo até planos de produzir carros elétricos em território nacional.