Projeto Piloto com Gas Bridge Comercializadora e Tradener vai testar o fornecimento de gás natural no Paraná para diversificar a matriz energética
A grande Companhia Paranaense de Gás (Compagas), fechou um acordo inédito com supridores de gás natural alternativos à Petrobras pela primeira vez em sua história: a Gas Bridge Comercializadora e a Tradener. Essa parceria vai levar inovação e diversificação da matriz energética do Paraná, e estimular o crescimento de novos combustíveis ao nível do Brasil.
A parceria firmada prevê entrega de até 10 mil metros cúbicos de gás natural por dia para a Compagas, durante 10 dias contínuos. No entanto, o suprimento pode ser interrompido temporariamente caso não haja disponibilidade suficiente para as exigências, conforme estabelecido em contrato de modalidade interruptível. Entenda os benefícios que esses testes irão trazer ao Paraná na matéria de hoje.
Saiba mais sobre esses alguns testes realizados pela Compagas para fornecer o gás natural no interior do Paraná com o vídeo abaixo
Gás natural recebido no Paraná virá da Bolívia e em volumes reduzidos no curto prazo devido às restrições de mobilidade
Os supridores que fecharam acordo com a Compagas vão trazer o gás natural da Bolívia, mas ainda não sabem afirmar exatamente quando ele começará a chegar no Paraná.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
“O gás natural a ser recebido em ambos os contratos é oriundo da Bolívia. No curto prazo, a Companhia não tem expectativa de recebimento do suprimento, dada a confirmação da redução do envio do combustível pelo país vizinho. No entanto, em conjunto com a Tradener e com a Gas Bridge Comercializadora, estamos monitorando a situação e buscando janelas de oportunidade para receber o gás contratado no Paraná”.
Rafael Lamastra Júnior, diretor-presidente da Compagas (2022)
Além disso, em um primeiro momento, o gás natural virá em pequenas quantidades, devido às restrições do transporte. Afinal, a Petrobras ainda detém boa parte dos contratos de transporte do composto no Brasil, inviabilizando o fornecimento de grandes quantidades para outras empresas. Por isso a modalidade de contrato interruptível foi adotada. Todavia, esse gás vai ser canalizado posteriormente, com a tendência no aumento das frotas da Bolívia para o Brasil.
“Nossa última chamada pública para contratação de gás natural resultou, no início deste ano, em um novo contrato com a Petrobras, pois foi o único agente que demonstrou viabilidade de fornecimento firme para garantir a distribuição aos mercados consumidores. No entanto, o contrato foi negociado de forma a permitir contratações futuras com outros supridores. Agora, estamos testando a modalidade de contrato interruptível, de forma a ocupar as lacunas de ociosidade do gasoduto e conseguir viabilizar contratos de maiores volumes e prazos”.
Rafael Lamastra Júnior, diretor-presidente da Compagas (2022)
Empresas da parceria possuem grande experiência no mercado de combustíveis, contribuindo para expansão do setor no Paraná e torna a Compagas pioneira
A empresa Tradener atua há 24 anos no setor de combustíveis no Brasil, no Paraná, sempre visando formas de trazer maior sustentabilidade. Esse também é o objetivo da Gas Bridge Comercializadora, que tem interesse em aumentar a competitividade de mercado no setor de gás natural com essa nova parceria.
“A operação com a Compagas é o símbolo de uma nova era: juntos estamos inaugurando o caminho de abertura para um ambiente competitivo e delineando o futuro do mercado. O gás é a principal fonte de energia na transição para a economia de baixo carbono, além de garantir a estabilidade e a segurança energética do país”.
Ricardo Pinto, CEO da Gas Bridge Comercializadora (2022)
Compagas ainda tem Chamada Pública para parcerias abertas e busca mais supridores
A empresa Compagas criou uma Chamada Pública Coordenada (CP22) em 2021 para contratação de serviços de distribuição de gás natural, ou seja, potenciais empresas supridoras. Ela permanece aberta com o objetivo de estabelecer novas negociações e trazer o pioneirismo no fornecimento do composto em tubulações no Paraná.
Dessa forma, a empresa visa tornar o mercado mais competitivo e beneficiar o consumidor final, que precisa de alternativas para manutenção de suas atividades diárias mais do que nunca.