Os setores ferroviários e rodoviários terão cerca de R$ 1,7 bilhão para preparar a rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves, retomar obras e intensificá-las. Esses recursos fazem parte das ações dos 100 dias de prioritárias de governo que foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pelo Ministério dos Transportes.
Segundo a pasta, até em abril de 2023, o valor irá possibilitar a entrega de 861 quilômetros pavimentados, sinalizados e revitalizados. E ainda vai haver a revitalização e construção de 72 pontes e viadutos no mesmo período. As entregas principais estão incluídas em 12 rodovias que cortam o país: BR-432/RR, BR-364/AC, BR-116/CE, BR-101/SE, BR-116/BA, BR-080/GO, BR-101/AL, BR-381/MG, BR-447/ES, BR-163/PR, BR-470/SC e BR-116/RS.
De acordo com Renan Filho, o ministro de Transportes, haverá a retomada de mais de 670 quilômetros de obras que estão atualmente paradas por falta de verbas. Até o final de 2022, havia cerca de mais de 100 empreendimentos em rodovias com o ritmo lento e algumas até paradas. “Nossa meta é interromper a involução do setor dos últimos quatro anos. Estamos abertos a aprimorar nossos procedimentos para atrair mais investimentos privados, somando esforços com mais recursos públicos”, disse ele.
A maioria dos respondentes dos questionários foram compostos por membros da sociedade e usuários dos serviços de transportes (52%); logo seguindo por atores do mercado, prestadores de serviço e empresas (15%). Os Órgãos públicos e de controle corresponderam pelo terceiro lugar na maior parte das sugestões (10%).
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Grande parte das respostas segue um padrão de rodoviário (31%), logo seguido por ferroviário (15%) e por fim, trânsito (9%). As pessoas que fizeram parte da pesquisa, se debruçaram, principalmente, sobre assuntos que dizem respeito à qualidade e cobertura dos serviços de trânsito, transporte, duplicação e inovação da área.
A consulta popular colheu sugestões para a pesquisa dentre os dias 10 e 16 de janeiro, por meio de um formulário bem elaborado com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Além das propostas para a infraestrutura viária, a consulta também ouviu a população sobre a performance dos modais ferroviários e rodoviários com notas que variavam de zero (péssimo) e cinco (ótimo).
Por meio de uma consulta pública , o Ministério dos Transportes também recebeu cerca de 6 mil sugestões para ações prioritárias. Segundo a pasta, a maioria busca promover a segurança no trânsito; melhorar a qualidade de infraestrutura e serviços de transporte; ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas; e demais pontos com relação a sustentabilidade, acesso à informação, burocracia e governança.
O novo ministro citou um levantamento recente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) segundo o qual 66% das malhas das rodovias brasileiras encontram-se em péssimas condições ou com algum problema de circulação. “Estima-se que a recuperação da malha demandaria R$100 bilhões em investimentos”, disse Renan. “Só para ilustrar, a má condição da malha consome, anualmente, 1 bilhão de litros de diesel desnecessariamente”, completou o ministro.