Acordo fechado entre o Exército e o Governo Federal para construção de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol, na Bahia
Ontem, dia 11 de setembro, foi fechado o acordo entre o Governo Federal e o exército para realizar a construção de 18 km de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – Fiol, localizado na Bahia. O projeto, de 1,5 mil quilômetros, irá ligar a cidade de Ilhéus, na Bahia até Figueirópolis, no Tocantins. A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, é a sociedade cotada ligada ao Ministério da Infraestrutura, que tornará possível este projeto.
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A cerimônia de fechamento de contrato entre a Valec e o exército, teve a presença do Presidente Jair Bolsonaro, que disse “Se lá atrás, com Juscelino Kubitschek houve investimento massivo nas rodovias porque o petróleo era barato, e isso era bom para aquela época, depois da crise do petróleo isso mudou, depois dos anos 70. Mas pouco gente pensou em investir em ferrovias. E nós optamos, antes de investir massivamente em ferrovias, em terminar as obras já começadas”.
Tarcísio de Freitas, o ministro da Infraestrutura, diz que “Então, vamos interligar Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul. E como vamos fazer a ferrovia do Centro-Oeste, no Mato Grosso, em breve teremos uma concessão que vai pegar desde a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), em Água Boa (MT), no Vale do Araguaia, até o porto de Ilhéus. Vamos transformar o agronegócio brasileiro com essas ferrovias. Já temos uma ligação norte-sul, passaremos a ter a ligação leste-oeste. E isso é transformador para uma região que é onde o agronegócio mais cresce no Brasil”.
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Tarcísio esclareceu ainda sobre os recursos de finalização da obra e explicou que parte da outorga ampliada da Estrada de Ferro Vitória a Minas Gerais, da Vale, será de 500 milhões de reais e será investida na aquisição de trilhos para a ferrovia “para garantir que não vai haver descontinuidade”. Além disso, está prevista a ampliação dos recursos da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica – FCA, para a construção do trecho Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO).
Quem será responsável por esse trabalho será o Comando Militar do Nordeste, e já designou a primeira equipe de engenharia para coordenar as operações. A construção será realizada pelo Quarto Batalhão de Engenharia de Construção. Será a primeira obra desde 1995 que um batalhão de engenharia do Exército assume uma obra ferroviária no país. O prazo é de dois anos e o custo total será de R$ 115 milhões.