1. Início
  2. / Construção
  3. / Governo Federal anuncia a construção de uma nova usina nuclear com estimativa de conclusão nos próximos 10 anos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo Federal anuncia a construção de uma nova usina nuclear com estimativa de conclusão nos próximos 10 anos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/11/2021 às 11:22
Governo Federal - usina - usina nuclear - construção
Usina nuclear – Foto: Pixabay

Surpreendendo o setor nuclear, o Governo Federal anunciou a construção de uma nova usina nuclear que entrará em operação nos próximos 10 anos, muito antes da usina Angra 3

O Plano Decenal de Energia 2031 (PDE 2031) do Governo Federal tem como previsão, a construção de uma nova usina nuclear que terá sua conclusão nos próximos 10 anos. O anúncio da usina nuclear foi feita por Bento Albuquerque, o Ministro de Minas e Energia, em um evento do setor, na última quinta-feira (4). O planejamento da próxima década deve ser anunciado no começo do próximo ano.

Leia também

Brasil ganhará nova usina nuclear com previsão de funcionamento antes de Angra 3

Na abertura da reunião anual da Associação Brasileira para Atividades Nucleares (Abdan), o Governo Federal informou que a construção da nova usina nuclear do Brasil tem previsão para começar antes mesmo da finalização de Angra 3, que está prevista para ter suas atividades iniciadas em 2027.

A usina nuclear Angra 3 tem capacidade de 10 milhões de MWh por ano, o suficiente para suprir a demanda de 6 milhões de casas. De acordo com o ministro, além da construção de Angra 3, com previsão de entrega para 2026 ou 2027, está prevista pelo Governo Federal uma nova usina nuclear no país.

Para isso, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o Ministério de Minas e Energia e o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) já começaram os estudos complementares para a construção de novas usinas nucleares no Brasil.

Energia nuclear produz apenas 3% de energia gerada no Brasil

Atualmente, o poder nuclear produz menos de 3% de toda a energia que é produzida no país. Embora Bento Albuquerque já tenha dito antes que essa fonte energética é uma das prioridades do Governo Federal, o anúncio pegou o setor desprevenido, pois não era esperado a construção de uma nova usina nuclear antes da entrega de Angra 3.

O Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), contempla até 10 GW de energia de fonte nuclear, entretanto, por ser um plano de longo prazo, não chegou a animar os agentes do setor.

Com o anúncio da construção dessa quinta usina, já existem boatos de realização de leilões, assim como é feito com as fontes de energia renovável e outras matrizes energéticas.

Governo Federal ainda não escolheu o local da nova usina

Um dos pontos de atenção na ampliação da energia nuclear é o combustível que move as plantas, o urânio. A exploração do mineral é monopólio da União e só é permitida à iniciativa privada caso haja outro mineral associado em grande volume.

A extração terá de expandir para poder suprir o crescimento da demanda. O governo também ainda não planejou o possível local onde pretende construir a nova usina nuclear. Um estudo realizado em 2010 aponta 40 possíveis locais, sendo que o principal situado fica no município de Itacuruba, em Pernambuco.

Angra 1, situada em Angra dos Reis (RJ), foi a primeira usina no país, inaugurada em 1985. A usina tem capacidade instalada de 640 MW. Já Angra 2, conta com capacidade de 1.350 MW e Angra 3, com 1.450 MW de capacidade e ficam no mesmo local.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos