1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Governo do Estado do Rio de Janeiro e empresa White Martins firmam parceria tendo como objetivo o desenvolvimento de hidrogênio verde no estado
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Governo do Estado do Rio de Janeiro e empresa White Martins firmam parceria tendo como objetivo o desenvolvimento de hidrogênio verde no estado

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/06/2022 às 20:19
Atualizado em 01/07/2022 às 03:03
Hidrogênio verde, energia, Brasil
foto: reprodução Adobe Stock

O memorando assinado pelo governo do Rio de Janeiro e pela White Martins prevê a introdução do hidrogênio verde na matriz energética fluminense

A White Martins subscreveu nesta quarta-feira, 29, um memorando de entendimento com o governo estadual do Rio de Janeiro visando qualificar o desenvolvimento e a implantação de projetos para produzir hidrogênio verde no estado. O acordo visa combinar a experiência da empresa White Martins e o potencial energético para introdução de hidrogênio verde do Rio de Janeiro.

O memorando da White Martins e do estado do Rio de Janeiro foi assinado com a SEDEERI (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro) e planeja a inclusão de outras fontes de energia, como o hidrogênio verde, uma parte estratégica da matriz de energia do Rio de Janeiro, em linha com premissas globais de transição energética e sustentabilidade.

“A White Martins tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de negócios na área de hidrogênio verde que trabalha de forma integrada com os centros de pesquisa e de engenharia da Linde. Esta é uma área estratégica para a companhia que está apta a investir em projetos de hidrogênio verde no Rio de Janeiro e em todo o Brasil”, afirmou o presidente da empresa, Gilney Bastos.

A White Martins avalia também introduzir outros projetos de hidrogênio verde além do que está em tramitação no Rio de Janeiro, pretendendo expandir para diversas regiões do Brasil. A White Martins já firmou memorandos, em 2021, com governos de outros estados, como Ceará e Rio Grande do Sul, que visavam a realização de estudos de viabilidade para possíveis construções de plantas de hidrogênio verde. No ano de 2022, a White Martins assinou um memorando com o complexo portuário Porto do Açu, no Rio de Janeiro, com este mesmo objetivo.

Sobre a empresa

A empresa White Martins simboliza a Linde na América do Sul, maior empresa global de gases industriais e engenharia. Possuem aproximadamente 80 mil funcionários espalhados em todo o mundo. A empresa possui o objetivo de construir um mundo mais produtivo, implantando em diversas áreas projetos de energias renováveis, como o hidrogênio verde.

Na América do Sul, a empresa conta com aproximadamente 5 mil colaboradores inclusos neste projeto de implantação de energia renovável e, além do Brasil, a White Martins atua também na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

A companhia faz uso de tecnologias de ponta para transformar o ar em produtos e aplicações que compõe a vida das pessoas. Também, a empresa possibilita que indústrias atuem de modo mais limpo e produtivo. Ajudamos a tornar os alimentos mais saborosos. Facilitamos a respiração de pacientes. Para mais, a White Martins proporcionam uma eficiência maior nos processos de produção.

A trajetória da White Martins no Brasil

A empresa atua no Brasil desde 1912 e criou a primeira fábrica de oxigênio do país. A partir de então, a história da empresa está diretamente ligada ao desenvolvimento das indústrias do Brasil.

A companhia possui quatro vertentes principais de produtos: atmosféricos, químicos, medicinais e especiais e atendem clientes de todas as categorias, desde pequeno porte até médio e grande porte de diversos setores da economia.

A empresa, que preserva suas conquistas do passado, mantém o pioneirismo, já que focam sempre no futuro e contam com profissionais qualificados para a renovação contínua da mudança constante perante o mercado e a sociedade. A White Martins é uma empresa do grupo Linde desde 2019, quando se concretizou a fusão entre a Linde e a Praxair.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos