Google descontinuará autenticação via SMS no Gmail e adotará códigos QR, reforçando a segurança e praticidade no processo de verificação em duas etapas.
Segundo informações da Forbes, o Google confirmou que o Gmail deixará de usar códigos SMS para autenticação. A mudança pretende aumentar a segurança dos usuários e reduzir abusos. Segundo a empresa, o novo método será baseado em QR codes, eliminando a dependência de mensagens de texto, consideradas vulneráveis.
Google quer abandonar o uso de SMS para autenticação
Ross Richendrfer, porta-voz do Gmail, afirmou que assim como a empresa quer deixar de usar senhas com o uso de passkeys, também deseja se afastar do envio de mensagens SMS para autenticação. A declaração foi feita em uma conversa por e-mail com a empresa. Essa é a primeira confirmação de que os códigos SMS serão abandonados.
Atualmente, o Google usa códigos SMS para dois propósitos: segurança e controle de excesso. A autenticação garante que o usuário seja o mesmo em cada acesso. Já o controle de excesso impede que criminosos criem milhares de contas para enviar spam e malware.
-
Novo estudo confirma existência de quinto planeta no sistema L 98-59, com potencial para abrigar água líquida
-
Fóssil gigante revela novo dinossauro herbívoro na Argentina — espécie de 95 milhões de anos tem características únicas
-
Conheça a BlueVolt, bateria exclusiva da JOVI com até 6.500 mAh e carregamento de 90 W — potência sem abrir mão do design
-
Celulares: coisa do passado? China apresenta nova tecnologia que projeta tela invisível diante dos olhos e permite acessar redes sociais, traduzir falas e muito mais
A nova abordagem, segundo Richendrfer, busca diminuir o impacto do uso indevido e global de SMS.
Razões para o fim dos códigos SMS
Os códigos SMS trazem desafios de segurança. Richendrfer explicou que esses códigos podem ser facilmente alvo de phishing.
Além disso, os usuários podem não ter acesso ao dispositivo onde o código foi enviado. Há ainda a dependência das práticas de segurança das operadoras. “Se um fraudador consegue enganar uma operadora e obter o número de telefone de alguém, todo o valor de segurança do SMS desaparece”, afirmou.
Outro problema envolve um golpe conhecido como “traffic pumping”. Nesse esquema, criminosos fazem com que provedores de serviços online enviem grandes quantidades de mensagens SMS para números controlados por eles.
A cada mensagem entregue, os fraudadores recebem pagamento. O Google identificou um aumento desse tipo de fraude nos últimos anos, tornando a substituição do SMS ainda mais necessária.
QR codes: o novo método de autenticação
A nova solução do Google será a utilização de QR codes. Nos próximos meses, a empresa vai reinventar a forma como verifica números de telefone. Em vez de digitar o número e receber um código de seis dígitos, será exibido um QR code que o usuário precisará escanear com o aplicativo de câmera do telefone, explicou Ross Richendrfer.
Os QR codes oferecem vantagens significativas em termos de segurança. A principal delas é a redução do risco de phishing. Como não haverá um código numérico a ser compartilhado, os usuários não poderão ser enganados para fornecer essas informações a criminosos. Outra vantagem é a eliminação da dependência da operadora de telefonia para proteger contra abusos.
O impacto para os usuários do Gmail
Kimberly Samra, colega de Ross Richendrfer no Google, destacou que a transição para QR codes representa um avanço importante. Segundo ela, os códigos SMS são uma fonte de risco elevado para os usuários. A empresa está satisfeita em introduzir uma abordagem inovadora que reduz a superfície de ataque e mantém os usuários mais protegidos contra atividades maliciosas.
A empresa não revelou uma data exata para a implementação da nova funcionalidade. No entanto, garantiu que mais informações serão compartilhadas em breve. Para os usuários do Gmail, a expectativa é que essa atualização traga mais segurança sem complicar o processo de autenticação.
O futuro da autenticação no Gmail
O abandono dos códigos SMS segue uma tendência mais ampla do setor de tecnologia. O uso de autenticação baseada em QR codes, combinado com outras soluções, como passkeys, reforça a proteção contra ataques cibernéticos. A nova abordagem promete não apenas proteger os usuários, mas também dificultar operações fraudulentas que se aproveitam de falhas no sistema de mensagens de texto.
O Google concluiu a declaração com um recado promissor: “Aguardem mais novidades em breve.” Essa transição marca um momento importante para a segurança digital, trazendo um método de autenticação mais robusto e eficaz para milhões de usuários do Gmail em todo o mundo.
Com informações de Forbes.