1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Goodyear desenvolve pneu a base de arroz com duração de 500.000 km
Tempo de leitura 3 min de leitura

Goodyear desenvolve pneu a base de arroz com duração de 500.000 km

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/10/2022 às 17:51
Goodyear desenvolve pneu a base de arroz com duração de 500.000 km
Foto: Divulgação/Goodyear

A Goodyear acaba de anunciar seu novo produto: um pneu feito de arroz e outros materiais reciclados que pode durar mais que o dobro de um motor a combustão comercializado atualmente.

Os motores a combustão desenvolvidos atualmente são produzidos para durar pelo menos 240 mil km. Entretanto, para os novos pneus criados pela Goodyear, isso é muito pouco. Chamado de Eagle Go, o pneu feito de arroz quase que dispensa derivados de petróleo em sua composição e possui capacidade para durar até 500 mil km.

Estrutura do Pneu feito de arroz é composta por 90% de materiais reciclados

Goodyear eagle go – Youtube

Os pneus Goodyear Eagle Go foram apresentados em um carro-conceito, o Citröen Oli, e já ganham destaque por dispensar o uso de petróleo. A banda de rodagem é composta por óleo de girassol, borracha natural, resinas de pinheiro e sílica de cinzas de casca de arroz, ingredientes que tornam possível dispensar materiais sintéticos.

Todos os materiais naturais utilizados para a construção do pneu feito de arroz são adquiridos através de métodos de agricultura e de cultivo responsáveis.

A estrutura do pneu, por sua vez, é 90% feita de materiais reciclados. Enquanto as montadoras de carros prometem abandonar os motores a combustão, a Goodyear também está com data prevista para abandonar o uso de petróleo em suas atividades já em 2040.

O segredo para a grande durabilidade da estrutura do pneu é, de certa forma, conhecido pelos brasileiros: são recauchutados. Esses pneus são concebidos para receberem para terem a banda de rodagem substituída por duas vezes. A primeira vida do pneu seria de 150 mil KM, o que é muito se comparado a um pneu comum. 

Pneu feito de arroz são 15% mais leves que rodas de aço

O próprio pneu possui capacidade de saber quando está perto do fim de sua vida útil. Cada um possui um sensor que monitora diversos parâmetros da saúde do pneu, parte da tecnologia SightLine. Ela interpreta um conjunto de dados e informações que indicam o estresse dos pneus, a pressão, a temperatura e também o desgaste.

No caso do uso desses pneus da Goodyear no Citröen Oli, as rodas onde o Eagle Go são calçados também são diferentes. Para não serem tão caras quanto as rodas de alumínio, nem tão pesadas quanto as rodas de aço, são rodas híbridas entre os dois materiais.

Desta forma, são 15% mais leves que as rodas produzidas em aço e mais baratas do que as produzidas em alumínio.

Brasil finalmente ganhará os pneus produzidos a base de óleo de soja

Antes do pneu feito de arroz, a Goodyear já havia lançado, em 2017, seus pneus produzidos a partir de óleo de soja. No mês de maio, a empresa anunciou o lançamento do pneu Wrangler Workhorse AT, que será produzido em Americana, no estado de São Paulo, para serem equipados em SUVs e picapes comercializados no Brasil.

Essa grande novidade da empresa não está ligada à melhora de performance, em comparação ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac, ou até mesmo ligada aos termos de quilometragem, dirigibilidade em terrenos molhados ou com a melhor tração de todos os tipos de terreno, mas sim, de acordo com o prometido pela Goodyear, está ligado a um elemento específico, que compõe a produção do pneu, isto é, o óleo de soja ao invés de petróleo.

O óleo de soja, de origem vegetal, tem como função substituir os derivados de petróleo na composição química do pneu, por questões de sustentabilidade e também por otimização de desempenho, considerando que os consumidores têm focado mais em questões ambientais, tendo em vista que a preservação do meio ambiente tem sido bastante reforçada nos últimos tempos, de acordo com a nota de lançamento divulgada pela Goodyear.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos