1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / As gigantes da energia Petrobras e Copel anunciam a privatização da Usina de geração a Gás natural, que fica próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL)
Localização PR Tempo de leitura 2 min de leitura

As gigantes da energia Petrobras e Copel anunciam a privatização da Usina de geração a Gás natural, que fica próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL)

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/12/2022 às 19:06
Atualizado em 28/12/2022 às 09:50
Petrobras, usina, gás, Copel
Foto: Reprodução gazetadopovo.com
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A venda da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) foi confirmada pela Petrobras e pela Copel, sendo que elas possuem, respectivamente, 18,8% e 20,3% da empresa

Mais movimentações no setor de óleo e gás, desta vez a Petrobras e a Copel, ambas detentoras de porcentagens na Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), decidiram por privatizar a usina que fica localizada na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com fontes da Petrobras, 100% do capital da usina será vendido.

Como “justificativa” para a venda, a Copel afirmou que a privatização da usina tem a ver com o seu projeto de descarbonização na geração de óleo e gás e também fortifica o seu projeto de ser uma empresa sustentável.

Já a Petrobras afirma que esta venda está conforme as normas internas da Petrobras e também está alinhado com o regime especial de desinvestimento de ativos. Além disso, a empresa afirmou que a venda também tem como objetivo a otimização do portfólio da Petrobras e a melhorar a alocação do capital da companhia.

A PRIVATIZAÇÃO DA COPEL

YouTube Video
Reprodução: YouTube

Notícia dada em Novembro

A previsão de privatização da Usina Elétrica a Gás de Araucária já tinha sido anunciada em novembro pelo Governo do Paraná, que é o acionista majoritário da Copel. O anúncio dizia que pretendia transformar a Copel em uma empresa sem acionista controlador, sendo que o Estado já aprovou tal decisão, abrindo mão da maioria das ações.  A lei aprovada também autoriza o Estado a privatizar as subsidiárias da Copel.

A usina que será vendida é uma parceria entre a Petrobras e a Copel, onde é gerado gás natural através do ciclo combinado, com duas turbinas a gás e uma a vapor, e fica localizada próxima a usina GASBOL, gasoduto da Bolívia. A usina entrou em operação em 2002, possuindo uma capacidade total de 484 MW.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos