1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / As gigantes da energia Petrobras e Copel anunciam a privatização da Usina de geração a Gás natural, que fica próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL)
Localização PR Tempo de leitura 2 min de leitura

As gigantes da energia Petrobras e Copel anunciam a privatização da Usina de geração a Gás natural, que fica próxima ao gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL)

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 26/12/2022 às 19:06
Atualizado em 28/12/2022 às 09:50
Petrobras, usina, gás, Copel
Foto: Reprodução gazetadopovo.com

A venda da Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) foi confirmada pela Petrobras e pela Copel, sendo que elas possuem, respectivamente, 18,8% e 20,3% da empresa

Mais movimentações no setor de óleo e gás, desta vez a Petrobras e a Copel, ambas detentoras de porcentagens na Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), decidiram por privatizar a usina que fica localizada na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com fontes da Petrobras, 100% do capital da usina será vendido.

Como “justificativa” para a venda, a Copel afirmou que a privatização da usina tem a ver com o seu projeto de descarbonização na geração de óleo e gás e também fortifica o seu projeto de ser uma empresa sustentável.

Já a Petrobras afirma que esta venda está conforme as normas internas da Petrobras e também está alinhado com o regime especial de desinvestimento de ativos. Além disso, a empresa afirmou que a venda também tem como objetivo a otimização do portfólio da Petrobras e a melhorar a alocação do capital da companhia.

A PRIVATIZAÇÃO DA COPEL

Reprodução: YouTube

Notícia dada em Novembro

A previsão de privatização da Usina Elétrica a Gás de Araucária já tinha sido anunciada em novembro pelo Governo do Paraná, que é o acionista majoritário da Copel. O anúncio dizia que pretendia transformar a Copel em uma empresa sem acionista controlador, sendo que o Estado já aprovou tal decisão, abrindo mão da maioria das ações.  A lei aprovada também autoriza o Estado a privatizar as subsidiárias da Copel.

A usina que será vendida é uma parceria entre a Petrobras e a Copel, onde é gerado gás natural através do ciclo combinado, com duas turbinas a gás e uma a vapor, e fica localizada próxima a usina GASBOL, gasoduto da Bolívia. A usina entrou em operação em 2002, possuindo uma capacidade total de 484 MW.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos