1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Gigantes Ocyan e Altera fazem acordo com 3R Petroleum para operar duas plataformas de petróleo no Brasil e vão gerar até 250 vagas offshore e onshore de empregos na Bacia de Campos
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura

Gigantes Ocyan e Altera fazem acordo com 3R Petroleum para operar duas plataformas de petróleo no Brasil e vão gerar até 250 vagas offshore e onshore de empregos na Bacia de Campos

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 23/06/2022 às 01:13
Ocyan Altera vagas offshore onshore emprego Bacia de Santos Petróleo 3R Petroleum Brasil plataformas
Duração do contrato entre Ocyan, Altera e 3R Petroleum é de 5 anos | Foto: Altera & Ocyan
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Acordo inédito com a 3R Petroleum será para manutenção e operação das plataformas P-61 e FPSO P-63 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos

As gigantes Altera Infrastructure e Ocyan fizeram um consórcio (joint-venture) para começar a operar duas importantes plataformas de petróleo no Projeto Papa-Terra, localizado ao sul da Bacia de Santos, no Brasil. O contrato foi assinado com a 3R Petroleum, uma das maiores empresas privadas de petróleo no país, e vai gerar diversas vagas offshore e onshore de emprego.

O contrato abrange a manutenção e operação das plataformas P-61 e FPSO P-63 pela joint-venture com validade de 5 anos, podendo ser prorrogado por mais 5, se necessário. É um acordo histórico, pois é a primeira vez que as empresas vão assumir a operação de ativos de outra empresa, mas sem propriedade. Entenda melhor essa negociação na matéria de hoje.

Entenda um pouco mais sobre a rotina em uma plataforma de petróleo convencional no vídeo abaixo

YouTube Video
A segurança deve sempre estar em primeiro lugar devido aos riscos oferecidos pelo trabalho com petróleo | Reprodução — YouTube: Manual do Mundo

Contrato entre empresas prevê a criação de 250 novas vagas offshore e onshore nos próximos anos no ramo do petróleo

Esse contrato inédito não é só benéfico para as empresas, que visam ampliar seus horizontes, mas também para a população brasileira. Afinal, com essa nova operação, serão abertas em torno de 250 novas vagas offshore e onshore.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

As contratações devem iniciar em breve, após a formalização final do contrato celebrado entre as empresas do ramo do petróleo. É um salto e tanto para a economia do Brasil e para o aumento de vagas offshore em território nacional.

3R Petroleum tem participação no Campo Papa-Terra negociada com a Petrobras e concedida pela BC-20 em 2021

A participação da 3R Petroleum no campo Papa-Terra foi negociada e concedido pela Petrobras, por meio da BC-20 em 2021. O investimento foi de US$ 105,6 milhões e a empresa comemorou essa nova etapa. A localização do campo está em uma lâmina d’água de 1.200 metros.

“Ao realocar estrategicamente nossos investimentos, abrimos oportunidades para a diversificação na indústria de óleo e gás com novos investidores e trazendo resultados positivos para as empresas, para a indústria e sobretudo para a sociedade”

Fernando Borges, diretor de Exploração & Produção da Petrobras em declaração após negociações (2021)

As partes concedidas à 3R Petroleum começaram a ser operadas em 2013 por meio de duas plataformas — P-61 e P-63 FPSO, onde toda a produção é processada e geraram vagas offshore. No total, a 3R Petroleum ficou responsável por uma parcela de 62,5% do campo Papa-Terra. A Petrobras estima que a produção total do campo chegue a 1,98 bilhão de barris de óleo equivalente, ou seja, de petróleo e gás somados.

“O surgimento e o fortalecimento de outros players fomentam o desenvolvimento da indústria de óleo e gás, além do estímulo nas economias regional e nacional por meio de diversos canais: impostos, investimentos, geração de emprego e renda, bem como o aquecimento e consolidação da cadeia de suprimento”

Ricardo Savini, CEO da 3R Petroleum na época das negociações em 2021

Plataforma FPSO P-63 possui capacidade de produzir 140 mil barris de petróleo por dia e milhões de metros cúbicos de gás natural

Ao longo dos anos de operação a partir de 2013, a Petrobras verificou que a plataforma FPSO P-63 tem grande capacidade de produção diária, chegando a 140 mil barris por dia e 1 milhão de metros cúbicos de gás natural, e geração de muitas vagas offshore. Além disso, a plataforma consegue injetar 340 mil barris por dia de água.

Plataforma de petróleo P-61 é diferenciada, sendo a única Tension Leg Wellhead Platform (TLWP) – Flutuante Quase Fixa no Brasil com vagas offshore

A plataforma P-61 também merece destaque porque é a única do Brasil do tipo Flutuante Quase Fixa e começou sua produção em 2015. Devido aos poços com complementação seca, as válvulas ficam na plataforma e requerem maior tecnologia.

Sendo assim, ambas as plataformas de petróleo despertam interesse para operação por parte das empresas e por parte da população, por meio das vagas offshore e onshore que serão oferecidas.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos