1. Início
  2. / Indústria
  3. / Gigante do petróleo instala mega equipamento submarino no Campo de Bacalhau e revoluciona produção de óleo e gás na região da Bacia de Santos 
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 14 comentários

Gigante do petróleo instala mega equipamento submarino no Campo de Bacalhau e revoluciona produção de óleo e gás na região da Bacia de Santos 

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/04/2024 às 20:45
equinor, bacia de santos, submarino
Foto: Reprodução Petronoticias

As operações da Equinor em Bacalhau, na Bacia de Santos, serão revolucionadas com a instalação do Gas Lift Manifold, gigantesco equipamento submarino

A Equinor, empreendimento líder no setor de energia, alcançou um marco significativo no campo de Bacalhau, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A empresa anunciou hoje a conclusão de uma etapa crucial na campanha marítima do projeto, com a instalação bem-sucedida de um gigantesco equipamento submarino conhecido como Gas Lift Manifold. Essa tecnologia da Equinor desempenhará um papel fundamental na operação do navio-plataforma (FPSO) encarregado de produzir em Bacalhau, na Bacia de Santos, de acordo com o site Petroticias.

O submarino Gas Lift Manifold na Bacia de Santos tem como principal função estabilizar a pressão dos fluidos não apenas durante a inicialização dos poços, mas também durante as diferentes fases de vida do campo. Isso garantirá a elevação dos fluidos até a superfície de forma mais segura e eficiente. Com um peso de cerca de 170 toneladas e dimensões impressionantes de 16 metros de comprimento, 9 metros de largura e 4 metros de altura, o equipamento submarino da Equinor na Bacia de Santos equivale ao tamanho de dois caminhões de grande porte colocados lado a lado.

Trabalho de equipe e complexidade logística da Equinor

A instalação desse equipamento submarino de alta complexidade na Bacia de Santos exigiu o trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada da Equinor, que garantiu a conclusão segura do GL Manifold para a chegada do FPSO Bacalhau. A Equinor destacou o empenho da equipe em uma postagem no LinkedIn, ressaltando a importância dessa conquista para o projeto.

O consórcio de Bacalhau é composto pela Equinor (40%), ExxonMobil Brasil (40%), Petrogal Brasil (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que é a gestora do contrato de partilha. Este campo representa o primeiro projeto no pré-sal totalmente desenvolvido por uma petroleira internacional. A previsão é de que o primeiro óleo do FPSO Bacalhau, na Bacia de Santos, cuja construção já está 90% concluída, seja produzido em 2025. O equipamento submarino terá capacidade para produzir 220 mil barris por dia.

Confira abaixo um vídeo que mostra os detalhes de como funciona o submarino Gas Lift Manifold:

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
14 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Clovis Bonavides
Clovis Bonavides
08/04/2024 08:32

É no mínimo estranho que os nomes das companhias de engenharia e de serviços que projetam, fabricam e instalam tais equipamentos quase nunca aparecem nestas reportagens.

Paulo Fernandes
Paulo Fernandes
08/04/2024 11:13

Parabéns ao Brasil e chega a ser **** a Equinor permitir esta matéria.

Que equipamento maravilhoso e que domínio tecnológico é esse que a Equinor tentar passar em sua imagem para os Brasileiros?

Gas Lift é uma técnica usada desde os anos 80 ja pela Petrobras; Wash down será a fase seguinte.

Todo poço de petróleo usa essa e outras técnicas a anos para sua recuperação.

Parem de show.

O Brasil é mestre nessa area, nao venham valorizar os gringos e esquecer Os Pioneiros Brasileiros.

Isso é uma vergonha.
Nao se constrói um Pais puxando o saco de multinacionais.

Dêm os devidos créditos primeiro a Petrobras, ate mesmo porquê alem de ja utilizar essa tecnica; nao foi a ANP que fez a sísmica para descobrir esse campo de petróleo.

Paulo Fernandes.

Fernando
Fernando
08/04/2024 11:53

Muito estranho uma reportagem dessa, tenho muitas dúvidas:
Será para leigos ???
Será para mostrar algo para os patrocinadores:???
Será ainda para os desinformados ???
Esse tão alardeando método revolucionário, já é usado em todos o planeta aaaaa anos…qual seria a diferença …???
Ainda mais no país, de origem de uma das duas maiores empresas de petróleo com mais patentes e know-how do mundo.
Conclusão : matéria paga para leigos.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x