Caminhão descartado por Henry Ford de 600 cavalos, 30 metros de comprimento e movido a turbinas é localizado 40 anos após desaparecer
Um semi-caminhão com turbinas movidas a gás, chamado Ford ‘Big Red’, foi apresentado pela montadora norte-americana em 1964 na Feira Mundial de Nova York, junto do Mustang. O gigante da Ford tem três metros de altura, aproximadamente 30 metros de comprimento e movido pelo motor de quase 600 cv de potência.
Leia também
- 200 vagas abertas para trabalhar nas fábricas de multinacional Jeep em SP, MG, PE e DF, no programa de estágio 2021
- Após Ford, Chevrolet, Honda e Audi retirar ou diminuir produção de veículos no país, a multinacional Bosch traz fabricação dos EUA para Curitiba
- Após a Ford sair do Brasil e interromper produção de carros na Bahia, Camaçari vive o ‘desmanche’ de fábricas e 7,5 mil pessoas devem perder seus empregos
- Multinacional Ford destrói 900 carros de Ka, Ka Sedan e Ecosport na fábrica de Camaçari, na Bahia
- Utilizando Tecnologia Mobile para a gestão do canteiro de obras
O Ford ‘Big Red’ era funcional e agradava ao público por conta da inovação de seu motor ser praticamente um ‘experimento lunar’, com turbina a gás. Entretanto, o caminhão da Ford foi desativado após seus desenvolvedores perceberem que a tecnologia não era viável.
O que aconteceu com o caminhão Ford ‘Big Red’ nesses 40 anos?
Após ser descontinuado, o caminhão Big Red passou por vários proprietários até simplesmente desaparecer no início dos anos 1980. A própria Ford não fazia ideia do paradeiro de seu caminhão movido com turbinas a gás. Várias pessoas tentaram achar o exemplar, mas a busca perdurou por anos.
- Gigante Embraer choca o mercado internacional ao quebrar recordes com a venda de dezenas de aeronaves militares em apenas 30 dias, colocando o Brasil no centro das atenções globais
- A incrível nova ferrovia de US$ 15 bilhões da cidade mundialmente famosa já está quase concluída
- Por que o concreto tem muita resistência à compressão, mas pouca resistência à tração?
- A corrida contra o tempo para construir o trem intercidades e revolucionar São Paulo!
Até que os entusiastas do site The Drive acertaram ‘na mosca’ e descobram que o caminhão ainda existe e está nas mãos do atual proprietário de uma empresa chamada H&M. Ele é filho do cofundador, John Holman. E o proprietário restaurou totalmente o caminhão.
A explicação de Holman-Moody, penúltimo proprietário do caminhão Ford Big Red, se sustenta sobre a Lei norte-americana do Ar Limpo, de 1970, para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera. Holman-Moody, era a antiga equipe de corrida patrocinada pela fábrica da Ford e foi desativada justamente por não atender a essa norma.
Assim, a multinacional ordenou que seus caminhões de eventos na Califórnia fossem destruídos.
Henry Ford II descartou o gigante
Ao The Drive, Moody disse que recebeu uma carta (e que afirma ainda possuir) de Henry Ford II com os dizeres: “Tudo em sua posse é seu para usar como achar melhor.” O caminhão Big Red ainda estava nas instalações da empresa na Califórnia, e a Ford voltou a procurá-lo.
“Quando eles ligaram para dizer “Ok, arranjamos um reboque para pegar o Big Red; meu pai recebeu aquela carta”, disse Holman. “E depois de Henry ter sido tão rude e desagradável, ele disse à Ford: Caia fora, o Big Red é nosso – nessas palavras.”
O