A Camil, gigante no ramo de alimentos, adquiriu as fábricas da Mabel e também o direito de utilização da marca Toddy em cookies. A compra faz parte de uma iniciativa da empresa de aumentar seu portfólio no Brasil
A Camil Alimentos declarou que celebrou junto à Pepsico um contrato para a compra das fábricas da CIPA Industrial de Produtos Alimentares e da CIPA Nordeste Industrial de Produtos Alimentares, detentoras da marca de biscoitos Mabel no Brasil. A companhia também comprou o direito de usar a marca Toddy em cookies. O valor da compra das fábricas não foi divulgado.
Além da Mabel, as empresas compradas no Brasil possuem a fabricação de biscoitos das marcas Doce Vida, Mirabel, Elbi’s e Pavesino. As fábricas das marcas além da Mabel fazem parte da transação das unidades industriais de Aparecida de Goiânia (GO) e Itaporanga D’Ajuda (SE), desenvolvidas por aproximadamente 800 colaboradores.
Além da aquisição das fábricas da Mabel, a transação também estabelece o licenciamento pela Pepsico para a Camil da marca “Toddy” para cookies pelo prazo de 10 anos, e a aquisição dos ativos que compõem a linha de produção da marca “Toddy” para cookies.
- Governo vai entregar MAIS DE 3 MIL quilômetros de rodovias para a iniciativa privada
- China inaugura megaporto no Peru: US$ 3,6 bilhões, 8.000 empregos e uma revolução no comércio global
- Alerta para a CONSTRUÇÃO civil: Fim da escala 6 por 1 pode gerar colapso no Setor no Brasil, Avisa entidade
- Usina brasileira, uma das Maravilhas do Mundo Moderno, desbanca Três Gargantas da China e entra no Guinness Book: 3 bilhões de MWh acumulados, energia para abastecer o mundo por 43 dias
Em fato extraordinário enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Camil destaca que a Mabel é uma das marcas de biscoitos mais tradicionais e renomadas do Brasil, líder de vendas de rosquinhas no País e 2ª marca em top of mind no cash & carry. Já a marca Toddy representa a 2ª marca em vendas de cookies no Brasil, com vendas acima de 98% para os consumidores.
Além das marcas principais, a compra das fábricas da Mabel pela Camil também atua com um portfólio de marcas desenhadas para atender às demandas de preços de nichos distintos de consumidores, como a Doce Vida, Mirabel, Elbi’s e Pavesino.
“A aquisição das fábricas da Mabel no Brasil reforça a estratégia de expansão geográfica para crescimento da Camil em regiões complementares às operações atuais, bem como inclui no portfólio produtos de alto valor agregado, com sinergias atreladas ao modelo de negócios de cross-selling e ganhos de escala da Camil, assim como pela complementaridade com os negócios de massas recém adquiridos pela Companhia”, ressalta.
De acordo com a Camil, a compra das fábricas da Mabel, em conjunto com as aquisições realizadas de novas categorias e países em 2021, reforça a estratégia de expansão, aquisição e integração de operações e ativos estratégicos para expansão do portfólio de marcas e produtos da Camil na América Latina, essencialmente no Brasil. “A diversidade de negócios, além de diminuir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite ganho de escala e maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e trade Marketing”, afirma.
A conclusão da Operação está sujeita à verificação de condições precedentes usuais a este tipo de transação, inclusive a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). No decorrer do período de análise da Operação pelo órgão, as fábricas da Mabel e a Camil continuarão operando de forma independente.
De acordo com a empresa, a Operação não se sujeita à aprovação dos acionistas em Assembleia Geral da Camil, considerando o não atendimento dos requisitos do artigo 256 da Lei das Sociedade por Ações.
História da Camil na América do Sul
Atualmente líder no setor de vendas de arroz, a Camil possui mais de 50 anos de história. Nesse meio século, a companhia aumentou o seu portfólio de produtos e sua atuação no mercado, tornando-se uma das marcas mais importantes no setor de alimentos da América do Sul.
A Camil é uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e da América Latina, com um portfólio diversificado de marcas nos nichos de grãos, açúcar e pescados.
Além disso, a empresa possui posições de liderança no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.