Geely e Google estão desenvolvendo o primeiro carro elétrico sem volante e pedais, projetado para circular nas ruas sem motorista

Valdemar Medeiros
por
-
03-01-2022 09:42:25
em Automotivo, Veículos Elétricos
Carro elétrico - Geely - sem motorista - sem volante Modelo da gigante chinesa, vendido sob a marca Zeekr, não tem volante físico e foi projetado para não precisar de um motorista – foto: reprodução/Insideevs




A Geely está desenvolvendo um carro elétrico que poderá circular nas ruas sem motorista. O modelo, que conta com um design futurista, será um carro sem volante e sem pedais

A Waymo já possui um serviço de transporte sem motorista em funcionamento, apesar de cobrir apenas uma área muito restrita dentro e nos arredores de Phoenix, Arizona, e está utilizando minivans Chrysler Pacifica adaptadas para isto. Entretanto, estas vans estão sendo usadas provisoriamente como veículos de teste e a empresa já está atuando com o desenvolvimento de um carro elétrico autônomo dedicado. A subsidiária da Google agora se juntou à gigante chinesa produtora de veículos, Geely, que criou esse design sob sua marca Zeekr. Se trata de um carro sem volante e sem pedais que circula nas ruas sem motorista.

Leia também

Carro elétrico da Geely utilizará sistema da Google

Google Waymo revela o futuro design automotivo da RoboTaxis – Reprodução/Youtube

O carro sem volante da Geely é um veículo projetado para trazer um maior espaço interno, com um design externo altamente moderno e com uma “ponta” de futurismo e, o mais importante, não conta com um volante físico e pode circular sem motorista, apesar do mesmo ser exigido legalmente na versão final do carro elétrico.

O modelo conta com quatro portas deslizantes, com as portas dianteiras deslizando para a frente, enquanto as portas traseiras deslizam para trás, e como não há uma coluna B, isso faz parecer que o acesso é bastante fácil.

O assoalho do carro sem volante também é extremamente baixo, facilitando ainda mais a entrada, e uma vez no interior, há duas fileiras de assentos que podem acomodar até cinco passageiros.

Autoridades exigem que versão final do carro elétrico da Geely chegue ao mercado com volante físico

Em seu comunicado à imprensa, a Waymo não esclareceu se será legalmente possível ter um carro sem volante físico andando com pessoas ao redor, entretanto afirmou que, ao mesmo tempo em que garante um nível elevado de segurança com os padrões federais para carros dos Estados Unidos, seus consumidores do Waymo One um dia experimentarão um carro sem volante e pedais, contando com muito mais espaço para as pernas e assentos que podem ser inclinados. Além disso, com telas e carregadores ao alcance do braço e uma cabine de veículo simples e confortável de configurar.

A empresa também não afirma quando e se este design realmente chegará ao mercado final, mas afirma começar a introduzir o seu modelo elétrico em primeiro lugar, totalmente autônomo nas estradas dos EUA em sua frota Waymo One nos próximos anos.

A empresa também deixa claro que as fotos postadas são ilustrativas, tendo em vista que o design definitivo refletirá as normas aplicáveis ao veículo no momento da produção.

Baidu concorre com a Google e também está desenvolvendo um carro elétrico autônomo

O Baidu, um dos maiores motores de busca do mundo, lançou em agosto um carro elétrico sem motorista que terá um nível de segurança elevado quando estiver funcionando. O carro sem volante contará com uma segurança que poderá ser comparada com a condução de um motorista humano.

O modelo contará com diversos sensores para operar em uma base de segurança alta, além de machine learning e inteligência artificial. Com essas ferramentas, o veículo terá a capacidade de desenvolver seus modos de condução, superando a de pessoas comuns e sem a necessidade de condução humana.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.