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Gasolina e Diesel: os vilões? Talvez não! Mercedes-Benz volta a investir com tudo em motores a combustão 

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 06/07/2024 às 20:32
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Foto: Reprodução Portal Carsughi – UOL

Mercedes-Benz adota estratégia mista: empresa revisa plano de eletrificação e reinveste em motores a gasolina (combustão) para enfrentar normas de emissões mais rígidas

A Mercedes-Benz, tradicionalmente conhecida por sua inovação no setor automotivo, está revisando seus planos de eletrificação e direcionando um investimento significativo para a manutenção e atualização de seus motores a combustão. O CEO Ola Källenius revelou que a empresa já gastou cerca de 14 bilhões de euros (equivalente a R$ 83,6 bilhões) em 2024, superando o orçamento inicial para manter esses motores ativos até o final da década, de acordo com o site Quatro Rodas.

Investimento bilionário em motores a combustão

Em entrevista à revista alemã Wirtschaftswoche, Källenius explicou que uma parte substancial desse investimento em motores a gasolina foi direcionada para a atualização dos motores do Classe S. “Estamos investindo muito mais na atualização do motor do que gastaríamos normalmente em um facelift”, destacou o CEO. Sem este investimento significativo, a Mercedes-Benz arriscaria paralisar seu negócio de motores a combustão entre 2027 e 2028. A empresa reconhece a importância contínua desses motores a gasolina  pelo menos até a próxima década.

Normas de emissões e planejamento de emergência

Este planejamento emergencial visa evitar multas pesadas que podem surgir com a implementação das normas Euro 7 e China 7. Para garantir que seus novos veículos a gasolina estejam em conformidade com essas legislações, a Mercedes-Benz está atualizando combinações de motores e transmissões relevantes, ao invés de depender exclusivamente de veículos elétricos.

Essa mudança de estratégia de combustão terá um impacto significativo nos planos de eletrificação da montadora. Inicialmente, a Mercedes-Benz tinha como meta que 50% de suas vendas anuais fossem compostas por veículos elétricos e híbridos plug-in até 2025. No entanto, com o novo direcionamento de recursos, é possível que essa meta não seja atingida no prazo previsto. A ambição de se tornar 100% elétrica até 2030 também está sob revisão, com a expectativa de que esse objetivo seja adiado para o final desta década.

Gigafábricas e plataforma EQS

Além das metas de eletrificação, alguns projetos específicos da Mercedes-Benz também enfrentarão atrasos. As oito gigafábricas de baterias, planejadas para fortalecer a infraestrutura de veículos elétricos da empresa, serão concluídas mais tarde do que o inicialmente previsto. No entanto, Källenius desmentiu rumores sobre o cancelamento do desenvolvimento de uma nova plataforma para o EQS. “O projeto está rodando em alta velocidade”, afirmou. 

A Mercedes-Benz continua investindo no desenvolvimento de novas tecnologias para veículos elétricos, apesar de seu investimento nos motores a gasolina. A parceria com a Geely, por exemplo, traz a possibilidade de um EQS com extensor de alcance, aproveitando a experiência da Geely em trens de força híbridos. Relatórios recentes, no entanto, indicam que os testes de um EQS equipado com um motor 1.0 turbo de dois cilindros foram supostamente encerrados, mas a empresa não confirmou esses rumores.

Mercedes-Benz e a neutralidade em carbono

Apesar dos ajustes no cronograma de eletrificação, a Mercedes-Benz mantém seu compromisso com a sustentabilidade. O principal objetivo da montadora continua sendo a neutralidade em carbono até 2040. Esse compromisso reflete a estratégia da empresa de equilibrar a inovação tecnológica com as necessidades de adaptação às exigências regulatórias globais.

A decisão da Mercedes-Benz de investir pesadamente na atualização de motores a combustão, enquanto ajusta seus planos de eletrificação, destaca a complexidade e os desafios enfrentados pelas montadoras em um cenário de transição energética. Ao adotar uma abordagem mista, a Mercedes-Benz busca garantir a conformidade com as normas de emissões, ao mesmo tempo em que continua a avançar em direção a um futuro mais sustentável.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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