Projetos de termelétricas a gás natural ocupam a terceira posição no ranking das fontes de energia, mas respondem por quase 30% da capacidade de geração.
Tal qual foi o sucesso do leilão da ANP que aconteceu ontem, no Rio de Janeiro o Ministério das Minas e Energia espera a mesma coisa do Leilão de energia A-6, com prazo de início de geração em 2025, marcado para sexta-feira da próxima semana (18/10). Petrobras e Equinor firmam investimentos focados em projetos de geração termelétrica a gás natural.
O leilão acontecerá na próxima sexta-feira (18/10) e contará com 1.541 projetos inscritos, vejam abaixo o ranking por fonte de energia e por capacidade instalada.
Os 1541 projetos habilitados somam uma capacidade instalada de 71.385 megawatts (MW), o que equivale a 42,5% da capacidade instalada de todo o parque gerador brasileiro atual.
A disputa por geração de energia tem a liderança da fonte eólica seguida pela voltaica e das termelétricas a gás natural, vejam os números:
-
Força Espacial dos EUA reforça defesa global com rastreamento de mísseis em tempo real
-
O alívio e o alerta: terremoto atinge a Rússia longe de cidades, mas perto dos submarinos nucleares
-
Nova BYD híbrida chega com 2.000 km de autonomia, consumo de até 31,7 km/l e preço de carro popular no Brasil; Seal 06 DM-i estreia na China
-
Cartão Visa oferece 10 benefícios secretos que podem economizar até R$ 3 mil por ano em compras e viagens
Por tipos de projetos
1° lugar: Geração éolica – 760 projetos
2° lugar: Geração solar fotovoltaica – 685 projetos
3° lugar: Geração hidrelétrica – 48 projetos
4° lugar: Geração termelétricas a gás natural – 26 projetos
5° lugar: Geração termelétricas a biomassa – 20 projetos
6° lugar: Geração termelétricas a carvão – 2 projetos
Por capacidade instalada
1° lugar: Geração solar fotovoltaica – 24.753 MW
2° lugar: Geração eólica – 22.550,6 MW
3° lugar: Geração termelétricas a gás natural – 21.580 MW
4° lugar: Geração termelétricas a carvão – 940 MW
5° lugar: Geração termelétricas a biomassa – 829 MW
6° lugar: Geração hidrelétrica – 732 MW
Por localização (principais)
1° lugar: Bahia – 16.750 MW
2° lugar: Rio Grande do Norte – 10.161 MW
3° lugar: Piauí – 7.961 MW
4° lugar: Ceará – 6.325 MW
Segundo dados da EPE (Empresa de pesquisa energética), o total de empreendimentos inscritos foi de 1.831 (um total de 100.968 MW) e o MME habilitou um total de 84,2% deles, ou seja, 70,9% da capacidade inscrita.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.