Potência e autonomia que respondem diretamente às críticas dos consumidores e colocam a Ford na disputa pela liderança das picapes elétricas
A Ford anunciou oficialmente a chegada da F-150 Lightning STX, versão elétrica que promete ser um divisor de águas no mercado de picapes. A novidade substitui a XLT e foi moldada a partir de um ponto crucial: ouvir os consumidores que pediam mais autonomia, robustez e recursos voltados ao uso real, tanto no asfalto quanto no fora de estrada.
Não é coincidência que essa atualização surja em um momento estratégico. As vendas da Lightning caíram quase 10% em relação ao ano passado, segundo dados revelados pelo The Verge. Com a F-150 Lightning STX, a Ford quer retomar espaço e confiança, entregando números que chamam a atenção: 536 cavalos de potência, 775 lb.-ft. de torque e uma autonomia estimada em 466 quilômetros por carga, conforme os padrões da EPA.
Essa combinação coloca a picape em um patamar de força e eficiência capaz de competir diretamente com outras gigantes do setor elétrico. Afinal, potência sem alcance não convence e alcance sem potência não conquista. A Ford parece ter encontrado o equilíbrio.
-
Com motor de 199,5 cc, injeção eletrônica, até 40 km/l de autonomia e apenas R$ 20 mil: Bajaj Dominar NS200 está no Brasil para brigar com Yamaha Fazer 250, Honda Twister e KTM 200 Duke
-
Haval H9 2026 vem com: 2.4 turbo diesel, 186 cv, 48,9 kgfm, 9 marchas, 7 lugares, 4×4 com dois bloqueios, 4950 mm, 80 L, estreia com câmera 360° e estribo elétrico
-
VW T-Cross cresce nas vendas, mas assusta no seguro: por que até corretores estão repensando a cotação
-
No Citroën C3 XTR 2026, a Stellantis fez pacote de equipamentos de carro de R$ 150 mil por R$ 88.890, mas manteve só 2 airbags, o calcanhar de Aquiles do projeto
Design renovado, inspirado no off-road, que reforça robustez visual e entrega recursos que antes só eram possíveis em modificações aftermarket
Mais do que números, a Ford sabe que o apelo visual pesa na decisão de compra. A nova F-150 Lightning STX chega com grade redesenhada, linhas marcadas em azul e emblemas “STX” destacados pelo exterior. O resultado é uma presença mais agressiva e moderna, sem perder a identidade clássica da linha F-150.
Inspirada em versões off-road, a STX incorpora elementos já consagrados na Tremor, como estribos laterais, rodas inéditas, pneus todo-terreno e diferencial traseiro eletrônico de bloqueio de série. A ideia é clara: oferecer de fábrica a robustez que antes dependia de modificações aftermarket.
Outro destaque está no interior. Quem precisa de resistência no uso diário terá a opção de acabamento com piso de vinil preto, solução prática e durável. Para quem busca exclusividade, a paleta de cores inclui duas novidades: Argon Blue e Marsh Gray, além da gama tradicional.
Preço competitivo, estratégia de mercado ousada e aposta da Ford em transformar a F-150 Lightning STX em líder entre as picapes elétricas
O lançamento da F-150 Lightning STX está previsto para o início de 2026, com preço inicial de US$ 63.345. Dentro do segmento de picapes elétricas, trata-se de um valor competitivo, especialmente considerando o pacote de recursos que a Ford está entregando.
De acordo com Will Marchand, gerente de marketing da Lightning, a criação da STX foi motivada diretamente pelo feedback dos clientes, que antes precisavam recorrer a modificações aftermarket para deixar a picape elétrica mais resistente. Agora, essa robustez já chega pronta, direto da fábrica.
A Ford aposta que a STX se tornará rapidamente um dos modelos mais vendidos da linha, reforçando o papel estratégico da F-150 no mercado norte-americano.
Uma picape que pode redefinir o futuro da mobilidade, equilibrando força, confiança e a transição para o mundo elétrico
A Ford F-150 Lightning STX não é apenas mais uma atualização de linha. Ela traz uma resposta concreta à pergunta que muitos consumidores fazem antes de migrar para o elétrico: será que vale a pena trocar a força e a confiança de uma picape tradicional por uma versão movida a bateria?
Com mais potência, autonomia competitiva e design alinhado ao gosto do público, a Ford dá um passo firme para consolidar a transição. O desafio agora será manter a promessa de robustez e confiabilidade no dia a dia.
E você, acredita que uma picape elétrica como a Ford F-150 Lightning STX já tem o que é preciso para substituir os modelos a combustão no trabalho pesado?
Deixe sua opinião nos comentários.