1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Fontes de energia eólica e solar levam à queda recorde na geração de energia a partir do uso de carvão, em 2020
Tempo de leitura 2 min de leitura

Fontes de energia eólica e solar levam à queda recorde na geração de energia a partir do uso de carvão, em 2020

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 31/03/2021 às 17:52
Energia eólica, solar, energia
Fontes de energia eólica e energia solar/ Fonte: CicloVivo
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Segundo o relatório da Global Electricity Review, a geração de energia eólica e solar atingiram 15%, respondendo por um décimo do fornecimento global de eletricidade

A Global Electricity Review divulgou dados de eletricidade de todos os países do mundo para fornecer a primeira visão precisa da transição global de eletricidade. Em 2020, a eletricidade gerada por novas turbinas de energia eólica e painéis solares ajudaram a impor um declínio recorde na geração de energia a partir do uso de carvão. No entanto, o relatório alerta que isso só é possível porque a pandemia interrompeu a demanda mundial por eletricidade. Desde 2015, o crescimento da demanda de eletricidade excedeu o crescimento da eletricidade limpa e levou a um aumento no uso de combustíveis fósseis e aumento nas emissões.

Segundo Dave Jones, líder de programa global da Ember, diz que “O progresso está longe de ser rápido o suficiente. Apesar da queda recorde do carvão durante a pandemia, ele ainda ficou aquém do que é necessário. A energia do carvão deve cair 80% até 2030 para evitar níveis perigosos de aquecimento acima de 1,5 graus. Precisamos construir eletricidade limpa suficiente para substituir simultaneamente o carvão e eletrificar a economia global. Os líderes mundiais ainda precisam acordar para a enormidade do desafio”.

Geração de energia eólica e solar

As energias eólica e solar ainda mostram um forte crescimento, atingindo 15% em 2020, superando toda a geração anual de eletricidade no Reino Unido. Atualmente, a energia eólica e solar respondem por um décimo do fornecimento global de eletricidade, realidade em muitos países do G20, incluindo Índia (9%), China (9,5%), Japão (10%), Brasil (11%), e os Estados Unidos (12%) e a Turquia (12%).

A Europa está em uma posição de liderança, com a Alemanha com 33% e o Reino Unido com 29%, o que representa confiança na rápida integração da energia eólica e solar nos sistemas elétricos.

O crescimento no uso de energia eólica e solar contribuiu para uma queda recorde de 4% na energia do carvão. No entanto, o modelo da Agência Internacional de Energia mostra que a energia do carvão deve cair 14% a cada ano, para manter o controle de emissões líquidas de zero carbono até 2050.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos