Segundo o relatório da Global Electricity Review, a geração de energia eólica e solar atingiram 15%, respondendo por um décimo do fornecimento global de eletricidade
A Global Electricity Review divulgou dados de eletricidade de todos os países do mundo para fornecer a primeira visão precisa da transição global de eletricidade. Em 2020, a eletricidade gerada por novas turbinas de energia eólica e painéis solares ajudaram a impor um declínio recorde na geração de energia a partir do uso de carvão. No entanto, o relatório alerta que isso só é possível porque a pandemia interrompeu a demanda mundial por eletricidade. Desde 2015, o crescimento da demanda de eletricidade excedeu o crescimento da eletricidade limpa e levou a um aumento no uso de combustíveis fósseis e aumento nas emissões.
- 455 cursos online e gratuitos são oferecidos por universidades dos Estados Unidos, como Harvard, Michigan e outras
- Construção de complexo eólico na Bahia prevê a contratação de 750 profissionais para execução das obras
- Estado do Pernambuco pode gerar 325 oportunidades de empregos, com a atração de R$ 42 milhões em investimentos
Segundo Dave Jones, líder de programa global da Ember, diz que “O progresso está longe de ser rápido o suficiente. Apesar da queda recorde do carvão durante a pandemia, ele ainda ficou aquém do que é necessário. A energia do carvão deve cair 80% até 2030 para evitar níveis perigosos de aquecimento acima de 1,5 graus. Precisamos construir eletricidade limpa suficiente para substituir simultaneamente o carvão e eletrificar a economia global. Os líderes mundiais ainda precisam acordar para a enormidade do desafio”.
Geração de energia eólica e solar
As energias eólica e solar ainda mostram um forte crescimento, atingindo 15% em 2020, superando toda a geração anual de eletricidade no Reino Unido. Atualmente, a energia eólica e solar respondem por um décimo do fornecimento global de eletricidade, realidade em muitos países do G20, incluindo Índia (9%), China (9,5%), Japão (10%), Brasil (11%), e os Estados Unidos (12%) e a Turquia (12%).
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
A Europa está em uma posição de liderança, com a Alemanha com 33% e o Reino Unido com 29%, o que representa confiança na rápida integração da energia eólica e solar nos sistemas elétricos.
O crescimento no uso de energia eólica e solar contribuiu para uma queda recorde de 4% na energia do carvão. No entanto, o modelo da Agência Internacional de Energia mostra que a energia do carvão deve cair 14% a cada ano, para manter o controle de emissões líquidas de zero carbono até 2050.