Montadora chinesa dispara nas vendas e desafia gigantes do setor automotivo mesmo sem fรกbrica no Brasil. Estratรฉgia ousada, carros elรฉtricos acessรญveis e marketing intenso transformaram a BYD na marca que mais cresce no mercado nacional em tempo recorde.
A BYD alcanรงou em 2025 o 9.ยบ lugar no ranking de montadoras no Brasil, consolidando-se ร frente de marcas como Caoa Chery e Nissan.
Ficou a cerca de duas mil unidades da Honda no total de automรณveis vendidos.
A ascensรฃo meteรณrica se deu mesmo sem produzir nenhum carro em solo nacional atรฉ agora, com todos os modelos importados da China apรณs o investimento inicial em automรณveis, iniciado em 2022.
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Para muitos analistas, esse crescimento รฉ a trajetรณria mais rรกpida desde a abertura do mercado na dรฉcada de 1990.
Estratรฉgia de lanรงamento com carros elรฉtricos de luxo
Conforme matรฉria publicada nesta segunda-feira (16) pelo portal UOL, em 2022, a BYD chegou com modelos de luxo como o HAN e o TAN โ elรฉtricos de R$โฏ500โฏmil โ desafiando o preconceito quanto a carros chineses de luxo elรฉtricos.
A receptividade, impulsionada por cabines sofisticadas, tecnologia de telas giratรณrias e cรขmeras 360ยฐ, mostrou que havia espaรงo para inovaรงรฃo nesse segmento.
Pouco depois, veio o hรญbrido plugโin SongโฏPlus, sinalizando a transiรงรฃo para modelos de volume.
Carro elรฉtrico tem de ser isso: tecnologia e preรงo acessรญvel
Em 2023, com os brasileiros ansiosos por EVs acessรญveis, a BYD apostou no Dolphin: elรฉtrico urbano de cerca de R$โฏ150โฏmil, com conforto, seguranรงa e dirigibilidade competitiva.
Seu sucesso ecoou nos nรบmeros โ em maio, o Dolphin Mini foi o carro elรฉtrico mais vendido do paรญs, com 2.576 unidades, seguido pelo Dolphin com 1.864.
Modelos que combinam inovaรงรฃo, tecnologia e preรงo competitivo, segundo especialistas, sรฃo essenciais para que a โeletrificaรงรฃo massivaโ avance.
Um carro elรฉtrico tem de ser isso: acessรญvel, tecnolรณgico e urbano โ um automรณvel elรฉtrico que o brasileiro quer.
Ofensiva dos hรญbridos e promoรงรตes agressivas
O ano de 2024 marcou a entrada em massa dos hรญbridos: SongโฏPro, King e Song Premium chegaram com descontos constantes, valorizaรงรฃo do usado e taxa de financiamento atraente.
Todas as semanas, aรงรตes nas concessionรกrias reforรงam esse apelo popular.
Essa estratรฉgia de varejo agressivo, aliada a investimentos pesados em marketing e influenciadores โ de micro criadores digitais a participaรงรตes em novelas e carnaval do Rio โ, tornou a BYD quase โonipresenteโ no imaginรกrio do consumidor.
Crescimento do mercado de veรญculos elรฉtricos no Brasil
Dados da ABVE apontam: de janeiro a maio de 2025 foram vendidas 16.641 unidades eletrificadas em maio, alta de 12,7% em relaรงรฃo a abril e de 22,3% sobre o ano anterior.
O total acumulado no perรญodo foi de 71.324 unidades, crescimento de 19,5%.
Entre esses, os elรฉtricos representaram 31,3% das vendas, com os hรญbridos plugโin dominando 50% das emplacagens.
Com 75% da participaรงรฃo no segmento de VEs, a BYD nรฃo sรณ atendeu, mas tambรฉm criou a demanda.
Entregou tecnologia acessรญvel em modelos urbanos bem equipados, como o Dolphin.
E o impacto?
Comparaรงรตes com Creta, TโCross e Tracker mostram consumidores optando por um carro elรฉtrico tem de ser isso โ cheio de recursos e prรกtico para o dia a dia.
Fรกbrica de Camaรงari: produรงรฃo no Brasil e atrasos
A fรกbrica de Camaรงari (BA), resultado da parceria com a Ford e investimento de US$โฏ600 milhรตes, prometia operaรงรฃo em 2025.
Agora, a montagem em kits (SKD) deve comeรงar ainda em 2025.
A produรงรฃo plena estรก prevista apenas para dezembro de 2026, com geraรงรฃo de atรฉ 10โฏ000 empregos diretos e 20โฏ000 indiretos.
Em junho, a BYD confirmou que a produรงรฃo local do Dolphin Mini comeรงa em 26 de junho de 2025.
Mas hรก controvรฉrsias. Autoridades flagraram condiรงรตes precรกrias de trabalho entre os chineses na obra, descritas como โdegradantesโ e โsemanaisโ, motivando processos e suspensรฃo de vistos.
Esse impasse pode atrasar ainda mais a operaรงรฃo.
Pressรฃo tarifรกria e polรญtica industrial
Ao explorar o Brasil, a BYD se beneficiou de tarifas reduzidas (10%) e incentivos atรฉ 2026.
Importou cerca de 22 mil veรญculos em 2025, com expectativa de 40% de aumento atรฉ o fim do ano.
Mas a reaรงรฃo veio: entidades pedem aumento da tarifa para 35% jรก em 2025, a fim de proteger a produรงรฃo nacional.
Esse movimento destaca o dilema: manter os preรงos acessรญveis ou fortalecer a indรบstria local.
Marketing como motor do crescimento da marca
O gigantesco investimento em automรณveis foi acompanhado por uma estratรฉgia de marketing multicanal.
Influenciadores digitais, merchandising em novelas, mรญdia tradicional, presenรงa em feiras e eventos e aรงรตes regionais fizeram da BYD uma marca moderna, jovem e sustentรกvel.
Essa exposiรงรฃo intensa reforรงa a fraseโchave: um carro elรฉtrico tem de ser isso โ uma experiรชncia que se conecta ao cotidiano, ao meioโฏambiente e ao estilo de vida do consumidor brasileiro.
Desafios e riscos da estratรฉgia da BYD
Apesar da potรชncia do plano, persistem desafios.
- A fรกbrica segue atrasada.
- A picape Shark nรฃo decolou.
- E a estratรฉgia de promoรงรตes constantes levanta o risco de desvalorizaรงรฃo de marca em longo prazo.
Alรฉm disso, a pressรฃo sobre o modelo financeiro โ com pesada dependรชncia de importaรงรตes e grandes subsรญdios โ pode comprometer a sustentabilidade caso as receitas ou incentivos caiam.
A BYD tem uma histรณria notรกvel em solo brasileiro. Em 2023, vendeu 77% dos VEs, colocando quatro modelos no top 5 do segmento.
Nos trรชs primeiros meses de 2025, liderou globalmente com 336โฏ681 carros vendidos, deixando a Tesla para trรกs.
Um carro elรฉtrico tem de ser isso: acessรญvel, equipado, urbano e conectado com as necessidades reais do brasileiro.
Qual serรก o prรณximo passo para consolidar sua posiรงรฃo no Brasil: operar localmente, enfrentar barreiras tarifรกrias ou ganhar reputaรงรฃo com prรกticas mais sustentรกveis?