O Grupo Carrefour anuncia o encerramento de suas operações no Ceará, Minas Gerais, Bahia e RS promovendo um mega saldão que se estenderá até janeiro. A empresa planeja fechar algumas de suas unidades e converter outras em lojas Atacadão.
No último domingo (24), as unidades do Carrefour localizadas na Maraponga e no bairro de Fátima, em Fortaleza, vivenciaram uma movimentação excepcionalmente intensa. Esse aumento no fluxo de clientes foi impulsionado pelo mega saldão e a queima de estoque promovidos pela empresa. Este evento ocorre em um contexto significativo: as duas unidades estão programadas para serem convertidas em lojas do Atacadão, marcando uma etapa importante na estratégia de reestruturação da empresa, que inclui a saída da marca Carrefour do Ceará até o ano de 2024. O objetivo é se livrar das lojas deficitárias e converter outras para formatos diferentes.
Carrefour vai encerrar operações e focará na marca Sam’s Club
A bandeira Carrefour deixará o Ceará em 2024, quando passará a focar na marca Sam’s Club. As conversões estão previstas para serem realizadas no fim de janeiro do próximo ano. Como o Carrefour vai fechar suas lojas, a empresa prepara a operação promoção “Bota-Fora Preços de Queima de Estoque”, ou seja, uma espécie de mega saldão.
Entre os produtos contemplados pela promoção estão utensílios domésticos, como potes de plásticos e velas de aniversário, até itens alimentícios, como vinagre balsâmico, sardinhas em lata e granulados para bolo. Ainda de acordo com a empresa, quatro lojas serão impactadas. Até então, funcionários de uma das unidades destacaram que não foram notificados se serão demitidos ou realocados em outras lojas do Grupo Carrefour.
- Novo exame psicológico para a renovação da CNH no Brasil: novos testes avaliam se o motorista está psicologicamente apto para encarar o trânsito
- Detran enviou notificações massivas a motoristas, informando sobre a suspensão e até a cassação de CNHs devido a infrações de trânsito em 2020
- A partir desse ano: simplificação no rebaixamento de categoria da CNH elimina custos e exames obrigatórios para motoristas que não precisam mais de habilitação para veículos de grande porte
- Posto rival da Shell retorna ao Brasil após 19 anos visando dominar o mercado e desafiar gigantes, incluindo a Petrobras
Vale destacar que no supermercado da Avenida Luciano Carneiro, no bairro de Fátima, já existem placas de promoções de mega saldão. São oferecidos descontos de até 50% nos setores de casa, roupas, produtos de higiene e alimentação.
A unidade da Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga, visto que o Carrefour vai fechar, conta com promoções em todos os setores, com descontos expressivos em brinquedos, pneus e eletrodomésticos. Uma televisão de 50 polegadas, por exemplo, teve o preço reduzido de R$ 3.099,00 para R$ 2.399. De acordo com um funcionário, o supermercado realizará um mega saldão até o fim de janeiro.
Segundo informações do jornal Valor, cinco das seis unidades localizadas na Bahia devem ser fechadas e uma delas deve ser convertida em Atacadão. A ideia é sair do segmento de hipermercados no estado e também no Ceará. No Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, a empresa planeja manter o formato, mas realizar fechamentos até 31 de janeiro.
Funcionários estão apreensivos com encerramento das atividades
A filial da Avenida Bezerra de Menezes, no bairro Farias Brito, também realiza um saldão com descontos de até 70%. A unidade será a única que o Carrefour vai fechar e não será convertida em nenhuma outra marca, de acordo com dados divulgados à mídia.
Já a unidade da Avenida Washington Soares, também na Capital, será transformada em Sam’s Club, que assim como o Atacadão, integra o Grupo Carrefour. As conversões e o fechamento da unidade da Bezerra de Menezes devem ser realizadas no fim de janeiro do próximo ano.
A notícia de que o Carrefour vai encerrar operações no Ceará deixou funcionários apreensivos. Nas unidades da Maraponga e do Bairro de Fátima, colaboradores que não serão identificados ainda não foram informados sobre transferência. Os colaboradores também demonstraram apreensão pelo período em que o Carrefour vai fechar os estabelecimentos para a adaptação da estrutura para o modelo do Atacadão.
Funcionários se pronunciam sobre encerramento
De acordo com uma funcionária do Carrefour Fátima, a unidade ficará 4 meses em reforma e os estabelecimentos que ficam no subsolo, como salão de beleza e restaurante, devem ser retirados do local.
Questionado pela mídia, o Grupo Carrefour não respondeu sobre a possível demissão ou realocação de funcionários. De acordo com a empresa em nota, divulgado em 28 de novembro deste ano, o Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas do seu ecossistema.
Desta forma, algumas lojas serão transformadas em outros formatos e também estão previstos alguns fechamentos pontuais. O Carrefour reafirma o compromisso da rede com o estado do Ceará, uma praça de extrema importância para os seus negócios, e que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil.