Enquanto a matriz na China encara dívidas bilionárias e paralisação, a operação brasileira busca vender um estoque de 800 veículos encalhados.
A Hozon Auto, empresa que controla a Neta, entrou oficialmente em processo de falência. A informação foi confirmada pela emissora estatal chinesa CCTV. A crise da montadora chinesa é resultado de dívidas massivas e paralisação na produção. No Brasil, onde a marca chegou em 2024, a situação também é delicada, com vendas baixas e um grande estoque de veículos para escoar.
Governo Chinês confirma pedido de falência da montadora chinesa Neta
O processo de falência da Neta ganhou status oficial na última semana. De acordo com a plataforma de divulgação de falências da China, um credor entrou com a petição no mês passado. O motivo foi uma dívida não paga de 5,3 milhões de yuans, o que equivale a pouco mais de R$ 4 milhões.
No entanto, o problema financeiro da montadora chinesa é muito maior. A dívida total da Neta já alcança a impressionante marca de US$ 1,4 bilhão, ou quase R$ 8 bilhões em conversão direta.
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Dívidas bilionárias e produção paralisada na China
As consequências da crise já são visíveis na China. Diversas concessionárias da Neta estão fechando as portas. Há relatos de funcionários que foram às ruas protestar por não receberem salários desde novembro de 2024. Revendedores também se manifestaram na porta da fábrica da marca em Tongxiang, reivindicando providências.
A produção de veículos está parada desde fevereiro de 2025. Naquele mês, apenas 740 unidades foram fabricadas, uma queda de 55% em relação ao mesmo período de 2024. A empresa esperava um aporte de US$ 500 milhões que não se concretizou, agravando a situação. Como resultado, a montadora chinesa promoveu cortes de gastos, reduziu salários em até 75% e deixou sua antiga sede. A companhia está envolvida em mais de 400 disputas judiciais.
Vendas baixas e estoque de 800 carros parados da montadora chinesa no Brasil
A estreia da Neta no Brasil ocorreu em novembro de 2024, justamente quando os problemas na China se intensificaram. Em mais de sete meses de operação, a marca vendeu apenas 51 carros no país. Em maio deste ano, foram comercializadas quatro unidades do modelo Aya e apenas uma do X.
Após um período com redes sociais e site oficial fora do ar, a empresa reativou seus canais de comunicação. Fontes indicam que a montadora chinesa ainda possui cerca de 800 veículos no porto de Cariacica (ES) que precisam ser vendidos. Para isso, a Neta oferece seus dois modelos, o Aya e o X, com um desconto de R$ 10 mil sobre o preço de tabela.
O que diz a Neta sobre a situação no Brasil?
Apesar do cenário adverso, a montadora chinesa Neta afirma que a operação no país continua. Joseph Zhu, gerente geral da Neta Auto Brasil, declarou que a empresa “segue firme e forte”. Segundo o executivo, vários concessionários ainda trabalham com a marca e novidades serão comunicadas em breve.
Em uma carta oficial, a empresa esclarece que iniciará um processo de reorganização. O comunicado afirma que a medida é uma “ação ativa de auto-resgate liderada pelo governo” chinês. O objetivo principal é resolver a crise da dívida e otimizar a gestão para garantir um desenvolvimento sustentável.
Com informações de AutoEsporte.