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Fim da corrente nas bicicletas? Empresa francesa lança kit de transmissão com correia dentada

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/01/2025 às 13:22
correia dentada, corrente, bicicleta
Foto: Reprodução

Uma empresa francesa apresentou um inovador kit de transmissão com correia dentada, prometendo mais eficiência e durabilidade, podendo ser o fim da corrente.

A transmissão das bicicletas sempre foi um fator crucial para garantir um bom desempenho e durabilidade. Por conta disso, muitas pessoas se perguntam se o uso de correia dentada não seria mais interessante do que a corrente de rolos.

Desde a invenção da corrente em 1880 por Hans Renold, esse sistema se tornou padrão na indústria, oferecendo robustez e uma vida útil consideravelmente longa.

No entanto, sua necessidade de manutenção frequente e vulnerabilidade a elementos externos, como água e sal, incentivaram a busca por soluções mais eficientes e duradouras.

É nesse contexto que surge o kit de transmissão por correia Split Belt Pro da Veer, uma empresa francesa, sendo uma alternativa inovadora e durável compatível com diversos modelos de bicicletas.

 Veer oferece um kit completo, fácil de instalar e compatível com um grande número de modelos de bicicletas. Foto: Verr

Durabilidade incomparável

A Veer desenvolveu o Split Belt Pro com o objetivo de oferecer uma solução altamente resistente para ciclistas exigentes.

As engrenagens do kit são fabricadas por usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado) em uma liga de aço composta por cromo e molibdênio.

Essa combinação de materiais proporciona alta resistência à abrasão, aumentando significativamente a vida útil do produto.

A correia, por sua vez, é confeccionada em borracha nitrílica hidrogenada com reforços de fibra de carbono, o que garante excelente robustez e resistência a altas temperaturas e produtos químicos.

Além disso, os rebites utilizados nas juntas da correia são à prova de ferrugem, garantindo ainda mais durabilidade.

Segundo a Veer, a vida útil do Split Belt Pro é três vezes maior do que a de sistemas tradicionais por corrente.

Manutenção simplificada

Diferente das correntes de rolos, que precisam de lubrificação constante, o Split Belt Pro dispensa esse tipo de manutenção.

Graças às engrenagens com dentes ranhurados, detritos e sujeiras são facilmente expelidos, evitando acúmulo de lama e possíveis falhas mecânicas.

Essa característica torna a limpeza do sistema muito mais simples e eficiente.

Outro ponto positivo é a compatibilidade do kit com bicicletas convencionais e modelos com motor mid-drive de torque até 90 Nm.

Contudo, para bicicletas com motores mais potentes, o desgaste dos componentes pode ser acelerado, comprometendo a longevidade da correia.

Como verificar a compatibilidade com sua bicicleta?

Apesar de ser projetado para se adaptar a uma ampla variedade de bicicletas, o Split Belt Pro pode não ser adequado para todos os modelos.

Para garantir a compatibilidade, é necessário medir o raio da coroa a ser instalada e verificar se ela entra em contato com a base da bicicleta. A referência utilizada é o centro do pedivela; caso não haja contato, a instalação é viável.

Recomenda-se uma distância mínima de 2 mm entre o topo e a base da bicicleta para evitar interferências.

O kit completo, que inclui correia, coroa, roda dentada traseira, rebites e ferramenta de rebitagem, está disponível por aproximadamente 430 euros.

Vantagens da corrente Split Belt Pro

  • Maior vida útil: Três vezes mais durabilidade em relação às correntes tradicionais.
  • Manutenção reduzida: Dispensa lubrificação e acumula menos sujeira.
  • Resistência superior: Materiais de alta qualidade que suportam condições adversas.
  • Compatibilidade com diversos modelos de bicicletas.

O kit de transmissão por correia Split Belt Pro representa uma solução inovadora para ciclistas que buscam durabilidade e baixa manutenção.

Com tecnologia avançada e materiais de alta qualidade, ele se posiciona como uma alternativa confiável às tradicionais correntes de rolos.

Além disso, com o avanço das bicicletas elétricas e a crescente busca por opções sustentáveis, a tendência é que soluções como o Split Belt Pro se tornem cada vez mais populares.

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Alexandre Tavares
Alexandre Tavares
24/01/2025 15:14

As correias são interessantes para sistemas com mudanças internas! Pode ser mais uma opção de transmissão! Também foi falado que seria o fim das correntes quando lançaram as bikes com eixo Cardin e no entanto as correntes continuaram! Em bikes sem marchas será o ideal, acredito!
#diversidadevisual

Paulo Henrique Stevanatto
Paulo Henrique Stevanatto(@paulosteva)
Active Member
24/01/2025 21:36

Vindo da França , se for igual os carros Peugeot vai quebrar a Correia e deixar na mão…..kkkkkkkk

Douglas
Douglas
24/01/2025 23:52

Igual a correia banhada a óleo . Uma super ideia 💡. Eh cada uma viu

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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