Marca italiana anunciou investimentos em novos carros com foco no mercado automotivo brasileiro e promete surpreender. Entre os modelos sendo desenvolvidos estão novo Fiat Uno, Fiat Pulse e Fiat Fastback.
O centro de desenvolvimento da Stellantis no Brasil, está a todo vapor com muitos projetos sendo construídos ao mesmo tempo. Além do novo Jeep Avenger e da derradeira atualização do Renegade, o portal Auto+ descobriu e noticiou com exclusividade algumas novidades do lado Fiat da família com a chegada de novos modelos, sendo eles: Fiat Pulse, Fastback e o retorno do Fiat Uno.
Novos carros da Fiat estão sendo desenvolvidos em Minas Gerais
Não é nenhum segredo que a marca italiana está desenvolvendo um novo hatch compacto com foco no mercado europeu. O carro será sucessor do Panda e já está sendo apelidado de Fiat Uno, devido ao seu visual quadradinho.
Para o mercado automotivo nacional, teremos um derivado direto nesse modelo, mas com reduções de custos no projeto. O código de projeto, contudo, já era conhecido do público desde o último ano devido a uma apuração da mídia.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
O intuito desse novo carro não é ser um SUV, mas exatamente a mesma coisa do atual Panda com o Fiat Uno de segunda geração. O projeto F1H é visto como sucessor do Argo, mas nos corredores já chamam de Fiat Uno Reborn, isso porque o visual quadrado e simpático é semelhante ao modelo. Como o modelo é icônico para a marca, é uma oportunidade que não deve desperdiçar.
Outra novidade que já está sendo trabalhada na fábrica da marca italiana de Betim (MG), é a nova família de SUVs compactos. Trata-se dos sucessores do Fiat Pulse e Fiat Fastback, tratados internamente como F2U e F2X, que não serão mais modelos apenas para o Brasil, ganhando carreira internacional. O mesmo acontecerá com a futura Fiat Strada (projeto XBP).
Possíveis configurações do novo Fiat Pulse e Fiat Fastback
Tanto o novo Fiat Pulse FU2, quanto o Fiat Fastback FX2, além do F1H (novo Fiat Uno, sucessor do Argo) serão desenvolvidos sobre a plataforma modular CMP. A base é a do Peugeot 208 e do Citroën C3, além de também servir ao Opel Corsa, Lancia Ypsilon e Alfa Romeo Milano.
Para o novo Fiat Uno, sucessor do Argo, a marca italiana equipará o motor 1.0 Firefly três cilindros em versão aspirada e turbo, sendo a última semi-híbrida e com câmbio CVT. Haverá ainda uma versão intermediária do modelo com motor 1.3 Firefly aspirado e opção de câmbio manual ou automático.
Já para os novos Fiat Pulse (FU2) e Fiat Fastback (FX2) a marca equipará o motor 1.0 três cilindros turbo com sistema semi-híbrido e o 1.3 quatro cilindros turbo flex, mas com potência reduzida dos atuais 184 cv. A versão Abarth é cogitada, contudo, com grandes chances de ser comercializada apenas com o motor elétrico.
Fiat está liderando vendas no mercado de caminhonetes
Deixando um pouco de lado os compactos e SUVs, conforme esperado, a marca encerrou o primeiro trimestre deste ano como líder do segmento de picapes com grande vantagem.
Apesar de ter cedido a primeira colocação no ranking geral do período para o Volkswagen Polo, o modelo continua registrando números de vendas notáveis.
Após a Strada, estão veículos como Saveiro e a Toro. No segmento de picapes médias, a Hilux ganha destaque na liderança, apesar de não estar nas primeiras posições no ranking geral.
No total, foram 26.577 unidades vendidas da Fiat Strada, mais que o dobro que a Saveiro (12.364), segunda colocada no ranking. Para se ter uma ideia, os números superam os do primeiro trimestre de 2023, com crescimento de quase 12%. Fechando o pódio ficou a Toro, com 10.219 vendas.