1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Pode comemorar: Fiat inicia produção de novo Pulse, Fastback e retorno do Uno com motorização inédita e potência surpreendente!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Pode comemorar: Fiat inicia produção de novo Pulse, Fastback e retorno do Uno com motorização inédita e potência surpreendente!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/04/2024 às 16:14
Pulse, Fastback e no retorno do Uno com motorização inédita e potência surpreendente!
Foto: Divulgação

Marca italiana anunciou investimentos em novos carros com foco no mercado automotivo brasileiro e promete surpreender. Entre os modelos sendo desenvolvidos estão novo Fiat Uno, Fiat Pulse e Fiat Fastback.

O centro de desenvolvimento da Stellantis no Brasil, está a todo vapor com muitos projetos sendo construídos ao mesmo tempo. Além do novo Jeep Avenger e da derradeira atualização do Renegade, o portal Auto+ descobriu e noticiou com exclusividade algumas novidades do lado Fiat da família com a chegada de novos modelos, sendo eles: Fiat Pulse, Fastback e o retorno do Fiat Uno.

Novos carros da Fiat estão sendo desenvolvidos em Minas Gerais

Não é nenhum segredo que a marca italiana está desenvolvendo um novo hatch compacto com foco no mercado europeu. O carro será sucessor do Panda e já está sendo apelidado de Fiat Uno, devido ao seu visual quadradinho.

Para o mercado automotivo nacional, teremos um derivado direto nesse modelo, mas com reduções de custos no projeto. O código de projeto, contudo, já era conhecido do público desde o último ano devido a uma apuração da mídia.

O intuito desse novo carro não é ser um SUV, mas exatamente a mesma coisa do atual Panda com o Fiat Uno de segunda geração. O projeto F1H é visto como sucessor do Argo, mas nos corredores já chamam de Fiat Uno Reborn, isso porque o visual quadrado e simpático é semelhante ao modelo. Como o modelo é icônico para a marca, é uma oportunidade que não deve desperdiçar.

Pulse, Fastback e no retorno do Uno com motorização inédita e potência surpreendente!
Foto: projeto-F1H

Outra novidade que já está sendo trabalhada na fábrica da marca italiana de Betim (MG), é a nova família de SUVs compactos. Trata-se dos sucessores do Fiat Pulse e Fiat Fastback, tratados internamente como F2U e F2X, que não serão mais modelos apenas para o Brasil, ganhando carreira internacional. O mesmo acontecerá com a futura Fiat Strada (projeto XBP).

Possíveis configurações do novo Fiat Pulse e Fiat Fastback

Tanto o novo Fiat Pulse FU2, quanto o Fiat Fastback FX2, além do F1H (novo Fiat Uno, sucessor do Argo) serão desenvolvidos sobre a plataforma modular CMP. A base é a do Peugeot 208 e do Citroën C3, além de também servir ao Opel Corsa, Lancia Ypsilon e Alfa Romeo Milano.

Fiat Pulse (FU2) – FIAT

Para o novo Fiat Uno, sucessor do Argo, a marca italiana equipará o motor 1.0 Firefly três cilindros em versão aspirada e turbo, sendo a última semi-híbrida e com câmbio CVT. Haverá ainda uma versão intermediária do modelo com motor 1.3 Firefly aspirado e opção de câmbio manual ou automático.

Já para os novos Fiat Pulse (FU2) e Fiat Fastback (FX2) a marca equipará o motor 1.0 três cilindros turbo com sistema semi-híbrido e o 1.3 quatro cilindros turbo flex, mas com potência reduzida dos atuais 184 cv. A versão Abarth é cogitada, contudo, com grandes chances de ser comercializada apenas com o motor elétrico.

Fiat está liderando vendas no mercado de caminhonetes

Deixando um pouco de lado os compactos e SUVs, conforme esperado, a marca encerrou o primeiro trimestre deste ano como líder do segmento de picapes com grande vantagem.

Apesar de ter cedido a primeira colocação no ranking  geral do período para o Volkswagen Polo, o modelo continua registrando números de vendas notáveis.

Após a Strada, estão veículos como Saveiro e a Toro. No segmento de picapes médias, a Hilux ganha destaque na liderança, apesar de não estar nas primeiras posições no ranking geral.

No total, foram 26.577 unidades vendidas da Fiat Strada, mais que o dobro que a Saveiro (12.364), segunda colocada no ranking. Para se ter uma ideia, os números superam os do primeiro trimestre de 2023, com crescimento de quase 12%. Fechando o pódio ficou a Toro, com 10.219 vendas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x