A Fiat registrou novas patentes para veículos. A grande novidade fica por conta do Fiat Argo, que deve ser transformado em um SUV.
A montadora italiana Fiat prepara grandes mudanças em seus carros para os próximos anos, conforme mostram registros de patentes feitos na Europa. De acordo com informações reveladas nesta terça-feira (27) pelo blog “Auto Segredos” do portal UOL, essas patentes reveladas na Europa causaram alvoroço no meio automotivo e também muita especulação.
Segundo a publicação, isso ocorre porque os documentos se referem ao Fiat Panda, que será o irmão direto do novo Argo, um modelo bastante vendido no Brasil. O blog destaca que esse modelo deve estrear no mercado entre o final de 2025 e o início de 2026 e não marcará o retorno do Uno ao Brasil, muito menos substituirá o Mobi.
O novo Argo tem codinomes no Brasil.
O blog já mencionado informa que essa nova geração do Fiat Argo é chamada nos corredores da Stellantis, montadora da empresa localizada em Betim, Minas Gerais, por três codinomes: Projeto 328, F1H e Argo Next Gen.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Este último é considerado um codinome mais revelador, pois mostra a possibilidade de que o modelo seja, de fato, uma nova geração do veículo, hoje integrante da categoria hatch. Nesse sentido, caso realmente saia do papel, o Argo Next Gen será o primeiro Fiat a contar com a plataforma Common Modular Platform (CMP) no Brasil.
Segundo o “Auto Segredos”, o modelo será produzido em Betim, onde todos os novos modelos a serem produzidos na fábrica contarão com a nova plataforma.
Corpo de SUV no Fiat Argo.
Conforme mostram os registros de patente, o novo Fiat Argo, com um corpo de SUV, terá dimensões próximas à nova geração do Peugeot 2008, mantendo seus 2,65 metros de distância entre-eixos. Já o comprimento deve ficar próximo aos 4,30 metros, a largura em 1,98 metro e a altura perto de 1,55 metro.
Ao detalhar esses documentos, o blog já mencionado afirma que esses registros feitos na Europa são capazes de revelar mais de 90% do que será a nova geração do Argo. No entanto, a publicação destaca que pode haver mudanças, por exemplo, nas portas.
O modelo a circular no Brasil também deve ter diferenças em relação ao projeto registrado em itens como para-choques e conjuntos de luzes. O painel com linhas bem futurísticas, no entanto, deve ser replicado.
Por fim, o blog relata que, em relação à motorização, essa nova geração do Fiat Argo terá o motor 1.0 Turbo Flex Turbo 200 e um sistema híbrido MHEV. Este último deve ser associado ao mesmo motor. Importante destacar a possibilidade de que o modelo tenha um sistema híbrido convencional (HEV). As fotos do Fiat Argo SUV: