O governo tem planos para conectar a Ferrovia Vitória-Minas, operada pela Vale, ao porto do Açu, com caminho pelo polo petroquímico Comperj, no Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira, 24 de junho, o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou de um café da manhã organizado pelo Conselho Empresarial do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), no Rio. Freitas informou que o governo tem planos para conectar a Ferrovia Vitória-Minas, operada pela Vale, ao porto do Açu, com caminho pelo polo petroquímico Comperj, no Rio de Janeiro.
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Estudo chocante: Descubra qual tamanho de carro é o menos seguro em acidentes de trânsito
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
Freitas evidenciou que o investimento será destinado para prover infraestrutura para o Porto de Açu, em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio.
Ele citou que pretende ampliar a Ferrovia Vitória-Minas até o Rio. Para isso, disse que pretende usar recursos da prorrogação do contrato da MRS Logística e recursos do governo federal.
– É um objetivo do governo levar a ferrovia até o Açu. Isso será feito com recursos da prorrogação da MRS e com recursos próprios da AGU, que é investimento público. Mas ainda estamos avaliando. Vemos o Porto de Açu como um grande porto – destacou ele.
A Vale conseguiu na semana passada, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) por mais 30 anos, antecipando investimentos que seriam feitos, somente, a partir de 2027.
“É preciso levar uma ferrovia para porta do Açu (passando pelo Comperj)… Isso ainda está em avaliação. Levar ferrovia ao Açu será feito com recursos provenientes da prorrogação ou com recursos públicos. Fazer chegar no Açu é uma prioridade”, disse o ministro a jornalistas, em evento empresarial no Rio de Janeiro.
O ministro ainda afirmou que o projeto de engenharia e a ligação da malha da EFVM de Cariacica ao Rio de Janeiro serão realizados pela própria Vale.