A China construiu a ponte mais alta do mundo com um investimento milionário. Chamada de Ponte Duge, esse empreendimento foi considerado um “feito impossível” pela engenharia, utilizando tecnologias inovadoras na sua construção.
Considerada um verdadeiro “feito impossível” da engenharia chinesa, a Ponte Duge, também conhecida como Beipanjiang, é a ponte mais alta do mundo, erguendo-se a impressionantes 565 metros acima do solo. Confira todos os detalhes dessa extraordinária obra de engenharia e entenda como a China conseguiu construir uma estrutura tão monumental. Abordaremos as inovações tecnológicas e os desafios superados para que essa maravilha arquitetônica se tornasse realidade.
Ponte mais alta do mundo custou R$ 866 milhões
Também conhecida como Ponte Duge, sua construção foi finalizada em 2016. Sendo a primeira ponte do mundo a ultrapassar a barreira dos 500 metros de altura. Além da altura recorde, a travessia não é das mais curtas, visto que são 720 metros sobre o rio Beipan, entre as províncias de Yunnan e Guizhou, no sudoeste da China.
A construção da ponte mais alta do mundo na China teve início em 2013 e custou cerca de R$ 866 milhões. A ponte ficou concluída em 10 de setembro de 2016 e foi inaugurada em 29 de dezembro de 2016. O reconhecimento como a ponte mais alta do mundo veio apenas em 2018, pelo Guinness World Records.
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- Cidade brasileira se prepara para ter a MAIOR obra contra enchentes de sua história
- Governo aprova e estado de São Paulo terá NOVO aeroporto! Terreno e investimento total já confirmados
A ponte Duge integra a autoestrada Hangzhou-Ruili (G56) entre Qujing e Liupanshui. A torre oriental tem 269 metros de altura, sendo uma das torres de ponte mais altas do mundo. Desta forma, a ponte mais alta do mundo segue o modelo de “ponte estaiada”, como a que está localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo. Este tipo de estrutura é feita a partir de uma ou mais torres, a partir das quais os cabos sustentam a ponte.
O processo de construção da Ponte Duge
A ponte, com uma altura equivalente a um prédio de 200 andares é uma das três pontes na seção Bijie-Duge da via expressa Hangzhou-Ruili, uma estrada que liga as cidades de Hangzhou, na província de Zhejiang, e Ruili, na Região Autônoma Dehong, na província de Yunnan.
Como foi construída sobre um desfiladeiro íngreme, com condições geológicas complicadas, a Ponte Duge criou a necessidade de novas tecnologias e métodos de construção.
A empresa responsável pela construção da ponte concluiu também um projeto de pesquisa para o Ministério dos Transportes da China durante a construção da mesma. Outrossim, receberam uma série de menções pelo projeto de construção, incluindo quatro patentes para a invenção de novas tecnologias líderes mundiais, sete patentes para novos modelos de utilidade, uma medalha de Ouro Gustav Lindenthal, considerada o Prêmio Nobel no campo da construção de pontes, e o mais alto Prêmio de Ciência e Tecnologia da Sociedade de Transporte e Rodovias da China.
China estabelece novo recorde com sua nova ponte de 625 metros
Se os mais de 500 metros da Ponte Duge já chegam a assustar, os chineses estão pensando em mais. Localizada no grande cânion Huajiang, com uma altura vertical de 625 metros do convés da ponte até à superfície da água, a expectativa é que a ponte sobre Grande Canyon de Huajiang se torne a ponte mais alta do mundo após a sua conclusão, em 2025. Desta forma, ela reduzirá o tempo de viagem por meio do canyon de cerca de uma hora para apenas um minuto.
Inclusive, os engenheiros da China também estão trabalhando em planos para a Ponte Yongchang Lancangjiang em Yunnan. O projeto terá uma altura de 610 metros e só será concluída posteriormente, em 2027.
A China também conta com a maior ponte do planeta, sendo ela a Grande Ponte Danyang-Kunshan, um viaduto de 164,8 quilômetros de comprimento que transporta trens de alta velocidade entre Pequim e Xangai.