Neste encontro, a Conab reforça o papel estratégico da FEICOOP 2025 ao apoiar programas de aquisição de alimentos, fortalecer cooperativismo e promover segurança alimentar e nutricional
A 31ª FEICOOP 2025 ganhou destaque no cenário nacional ao reunir agricultores, cooperativas e movimentos sociais entre os dias 10 e 12 de outubro, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria (RS).
A participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcou compromisso concreto com a agricultura familiar e a economia solidária, segundo uma matéria publicada.
Com ações que envolvem o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o ProVB (Programa de Venda em Balcão), a estatal buscou estreitar relações com cooperativas, associações e produtores rurais.
-
Segurança na indústria de petróleo e gás impulsiona cooperação internacional, inteligência artificial, fiscalização eficiente, fatores humanos e sustentabilidade energética global
-
Maior escândalo bancário do mundo vem do Banco do Brasil e causa prejuízos de mais de 800 bilhões, diz associação; Cade abre inquérito para investigar venda casada no crédito rural
-
Mutirão da Transição Energética impulsiona transição energética Brasil, financiamento energia renovável, mineração sustentável, rede elétrica resiliente e inovação em energia limpa
-
Agricultura resiliente impulsiona inovação sustentável no Brasil com inclusão digital, segurança alimentar e cooperação internacional na FAO
O evento mobilizou 550 expositores das regiões Sul e Sudeste, além de representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai, atraindo cerca de 100 mil visitantes.
Com debates, oficinas e painéis, o público da FEICOOP 2025 pôde conhecer políticas públicas de impacto social e ambiental no campo e na cidade.
Políticas públicas de agricultura familiar sustentáveis na FEICOOP 2025
Durante a abertura oficial da feira, o presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou o retorno da Conab como instrumento de execução em políticas públicas de agricultura familiar, em especial por meio do PAA, beneficiando agricultores, assentados, povos indígenas e comunidades quilombolas.
Ele reforçou que “milhões de reais” já estão sendo direcionados para compra de alimentos da agricultura familiar, garantindo que esses produtos cheguem à mesa das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A estratégia estipula que cada cooperativa ou associação contemplada com projeto do PAA deve assegurar, no mínimo, 50 % de participação feminina.
Hoje, segundo dados da estatal, 80 % das compras pelo PAA são feitas de mulheres trabalhadoras rurais.
Por meio dessas medidas, a Conab fortalece a agricultura familiar e amplia a efetividade das políticas que visam garantir renda, dignidade e autonomia.
Programa de aquisição de alimentos e suporte a cooperativas
No estande da Conab na 31ª FEICOOP 2025, técnicos esclareceram sobre o programa aquisição de alimentos e o ProVB, esclarecendo prazos, modelos de comercialização e critérios de habilitação para cooperativas e associações.
A presença da Conab na feira enfatizou sua atuação junto ao Rio Grande do Sul, estado de grande relevância para o setor agrícola nacional. Promoveu-se orientações diretas a produtores e entidades locais sobre prestação de contas, requisitos legais e mecanismos de comercialização.
Foram 80 atividades ao longo do evento, como seminários e rodas de conversa, para aprimorar o conhecimento de participantes.
Essa abordagem direta fortaleceu a participação das organizações sociais no campo e valorizou o cooperativismo nas cadeias produtivas locais.
Economia solidária sustentável e cooperação territorial
Com o lema “Construindo a Ecologia Integral frente às Emergências Climáticas”, a FEICOOP 2025 enfatizou modelos de economia solidária sustentável que valorizam saberes tradicionais, diversificação produtiva e práticas agroecológicas.
No espaço institucional, a Conab evidenciou a importância de seu compromisso com soberania e segurança alimentar e nutricional, abastecimento e apoio ao pequeno produtor rural.
A 31ª FEICOOP 2025, evento consolidado internacionalmente desde 1994, é reconhecida como referência em economia solidária no Brasil.
Nessa edição, contou com delegações da América Latina, atraindo 100 mil visitantes e consolidando-se como palco de articulação, integração e novas parcerias.
A Conab ampliou sua visibilidade e reforçou sua missão de distribuição do poder público no campo e na cidade.