O carro elétrico Lucid Air possui um alcance oficial de 834 quilômetros. Foi o maior alcance de qualquer carro elétrico puro, até que a GAC divulgasse recentemente o Aion LX Plus, que alcança 1.008 km graças a uma bateria de 144,4 kWh.
A fabricante chinesa de carros elétricos GAC Aion pretende ser uma das primeiras na China a oferecer uma autonomia NEDC de 1.000 km (~ 621 milhas) com seu novo SUV elétrico LX Plus. O próximo carro elétrico foi recentemente processado por meio de uma das etapas finais no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), o que significa que em breve estará disponível para consumidores no exterior.
Leia outras notícias relacionadas
Aion se trata de uma marca com foco em “emissão zero” do Guangzhou Automobile Corporation (GAC) Group. Atualmente, a fabricante possui cinco modelo de carros elétricos no mercado além do já mencionado SUV elétrico, incluindo uma versão padrão do LX
SUV elétrico Aion LX Plus chegará com bateria de 144,4 kWh e autonomia de 1.000 km
De acordo com um relatório do CnEVPost, o carro elétrico LX Plus EV da Aion, atingiu a fase de anúncio do produto através do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT). O anúncio do produto é o principal processo regulatório final para um determinado veículo passar antes de ser disponibilizado aos consumidores chineses.
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
- Três marcas de carro que são da Toyota e você não sabia
- Bancos de couro com rachaduras? Segredos para preservar o conforto do banco do seu veículo
- Toyota choca o mundo com o RAV4 hardcore de ponta: um SUV inspirado no rally Dakar que redefine o off-road
O anúncio do produto postado no site do MIIT compartilha algumas novas especificações da versão Plus do LX SUV elétrico da Aion. Isso inclui uma bateria de lítio ternária de 144,4 kWh, oferecendo uma densidade de energia de 205 Wh/kg e uma autonomia NEDC de 1.008 km (~ 626 milhas). O que pode ser mais interessante sobre a bateria do LX Plus é que ela fornecerá mais energia e alcance com o mesmo tamanho de pacote do modelo LX atual.
A montadora planeja conseguir isso usando sua tecnologia proprietária de bateria de célula negativa de esponja de silício, que revelou ao público em abril passado.
Nova tecnologia da fabricante chinesa promete o dobro de autonomia e tempo mínimo de recarga
De acordo com o GAC Aion, a tecnologia de esponja de silício permite maior densidade de energia, o que pode reduzir o tamanho da bateria em 20% e o peso geral em 14%.
Usando a nova tecnologia no volume atual da bateria do SUV elétrico Aion LX, o alcance do carro elétrico é capaz de aumentar de 650 km para 1.008 km dentro da mesma pegada. Detalhes concretos e preços devem vir durante o Salão do Automóvel de Guangzhou em 19 de novembro, onde o Aion LX Plus está previsto para ser oficialmente apresentado.
Mercado de SUVs elétricos com grande autonomia segue em expansão
O alcance do NEDC é indiscutivelmente o mais escorregadio dos padrões de alcance certificados, mas 1.000 km seria uma façanha, no entanto. nos Estados Unidos, consumidores tem aplaudido a Lucid Motors por atingir 834 km de autonomia nos testes da EPA no Dream Edition Range Air. O SUV elétrico da fabricante chinesa está prometendo um alcance adicional de quase 200 km e de um SUV crossover. 1.000 km é o ponto alto que as montadoras de veículos elétricos têm escalado na China.
O concorrente NIO parece ter conseguido isso com seu ET7 Sedan, mas usa uma bateria semi-sólida de 150 kWh em vez de um pacote de lítio ternário. A maioria diria que não necessita de1.000 km, mas é inegável que as montadoras vem trabalhando para gerar mais autonomia e menos tempo de carga.