1. Início
  2. / Indústria
  3. / Fabricante chinesa anuncia megainvestimento de R$ 1 bilhão para abrir nova fábrica no Brasil e gerar milhares de empregos
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 36 comentários

Fabricante chinesa anuncia megainvestimento de R$ 1 bilhão para abrir nova fábrica no Brasil e gerar milhares de empregos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/08/2024 às 09:14
Fabricante chinesa anuncia megainvestimento de R$ 1 bilhão para abrir nova fábrica no Brasil e gerar empregos
Foto: Dall-e

Uma fabricante chinesa anunciou um megainvestimento bilionário para a construção de uma nova fábrica no Brasil. A iniciativa, que será instalada na Bahia, promete gerar inúmeros empregos na região, impulsionando a economia local e fortalecendo o setor industrial do estado.

Diversos fabricantes de pneus, com destaque para as empresas chinesas, estão mirando o Brasil para realizar megainvestimentos significativos. A XBRI Pneus, uma marca brasileira que atualmente terceiriza sua produção em países como Tailândia, Vietnã, Turquia, Camboja e China, está à frente de um projeto ambicioso de R$ 1,5 bilhão. Além disso, a LingLong, fabricante chinesa de grande renome, planeja estabelecer uma nova fábrica no Brasil, um empreendimento que promete gerar milhares de empregos com um investimento de R$ 1 bilhão.

Não para por aí: outra gigante chinesa, a Sailun Tyre, também tem planos de investir pesado no país, com um aporte de R$ 2 bilhões. Esses investimentos não apenas fortalecerão o setor automotivo brasileiro, mas também impulsionarão a economia, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento industrial.

Bahia é forte candidata a receber megainvestimento

A fabricante chinesa LingLong, que planeja um megainvestimento de R$ 1 bilhão, enviou uma delegação ao Brasil no último mês para avaliar terrenos em Sete Lagoas e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e em locais do Nordeste. Essas empresas buscam estar mais próximas das montadoras já estabelecidas ou que estão chegando ao Brasil, reduzindo os prazos de entrega.

A fabricante chinesa LingLong e Sailun fornecem pneus para a BYD na China, que está em vias de começar a produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

A Bahia pode ter uma grande vantagem na atração dessas empresas por causa da fabricante chinesa BYD. O diretor de relações institucionais da Sunset Tires, proprietária da XBRI e responsável pelo projeto da nova fábrica no Brasil, que deve gerar milhares de novos empregos, afirmou que espera definir o megainvestimento até o final do ano.

Segundo ele, é uma solicitação de grandes empresas que se espera estar próximo de suas plantas industriais, até para garantir o fornecimento do produto. Para isso, está visitando possíveis locais e a Bahia está no radar da empresa para receber a nova fábrica no Brasil.

Outros estados brasileiros também estão sendo avaliados para receber novas fábricas asiáticas

Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais estão entre os estados avaliados pela Sunset para receber megainvestimento e gerar milhares de empregos.

A Sunset busca um terreno de aproximadamente 100 hectares para a fábrica, que terá capacidade para produzir 5 milhões de pneus para carros e outros 2 milhões para caminhões. Segundo o diretor de relações institucionais da Sunset, Samer Nasser, a empresa está na fase de definir em qual local vai se instalar.

Segundo a XBRI, o Brasil oferece mercado em expansão e com grande potencial de crescimento. Os pneus XBRI, importados da China, Vietnã, Malásia e Tailândia, atendem aos principais modelos de veículos presentes no mercado nacional e são fortes na reposição, com presença em distribuidoras e grandes varejistas.

No último ano foram vendidos mais de 3,5 milhões de pneus da marca, com faturamento de R$ 4,5 bilhões, com projeção de avanço de 20% em 2024.

Empresa se pronuncia sobre megainvestimento

Segundo Nasser, a XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e se posicionou estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no Exterior.

Atualmente, os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir das fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de forma que se entende que chegou a hora de fazer este megainvestimento que criará milhares de empregos.

Nasser ponderou, porém, ser fundamental que o governo federal não eleve o imposto de importação de pneus de 16% para 35%, demanda da Anip que está sendo analisada pela Camex, Câmera de Comércio Exterior, do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços.

Para que seja possível instalar uma nova fábrica no Brasil pela fabricante chinesa é necessário seguir formando mercado para seus pneus, com rede de distribuição e comercialização. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
36 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x