Uma fabricante chinesa anunciou um megainvestimento bilionário para a construção de uma nova fábrica no Brasil. A iniciativa, que será instalada na Bahia, promete gerar inúmeros empregos na região, impulsionando a economia local e fortalecendo o setor industrial do estado.
Diversos fabricantes de pneus, com destaque para as empresas chinesas, estão mirando o Brasil para realizar megainvestimentos significativos. A XBRI Pneus, uma marca brasileira que atualmente terceiriza sua produção em países como Tailândia, Vietnã, Turquia, Camboja e China, está à frente de um projeto ambicioso de R$ 1,5 bilhão. Além disso, a LingLong, fabricante chinesa de grande renome, planeja estabelecer uma nova fábrica no Brasil, um empreendimento que promete gerar milhares de empregos com um investimento de R$ 1 bilhão.
Não para por aí: outra gigante chinesa, a Sailun Tyre, também tem planos de investir pesado no país, com um aporte de R$ 2 bilhões. Esses investimentos não apenas fortalecerão o setor automotivo brasileiro, mas também impulsionarão a economia, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento industrial.
Bahia é forte candidata a receber megainvestimento
A fabricante chinesa LingLong, que planeja um megainvestimento de R$ 1 bilhão, enviou uma delegação ao Brasil no último mês para avaliar terrenos em Sete Lagoas e Pouso Alegre, em Minas Gerais, e em locais do Nordeste. Essas empresas buscam estar mais próximas das montadoras já estabelecidas ou que estão chegando ao Brasil, reduzindo os prazos de entrega.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
A fabricante chinesa LingLong e Sailun fornecem pneus para a BYD na China, que está em vias de começar a produção na antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
A Bahia pode ter uma grande vantagem na atração dessas empresas por causa da fabricante chinesa BYD. O diretor de relações institucionais da Sunset Tires, proprietária da XBRI e responsável pelo projeto da nova fábrica no Brasil, que deve gerar milhares de novos empregos, afirmou que espera definir o megainvestimento até o final do ano.
Segundo ele, é uma solicitação de grandes empresas que se espera estar próximo de suas plantas industriais, até para garantir o fornecimento do produto. Para isso, está visitando possíveis locais e a Bahia está no radar da empresa para receber a nova fábrica no Brasil.
Outros estados brasileiros também estão sendo avaliados para receber novas fábricas asiáticas
Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais estão entre os estados avaliados pela Sunset para receber megainvestimento e gerar milhares de empregos.
A Sunset busca um terreno de aproximadamente 100 hectares para a fábrica, que terá capacidade para produzir 5 milhões de pneus para carros e outros 2 milhões para caminhões. Segundo o diretor de relações institucionais da Sunset, Samer Nasser, a empresa está na fase de definir em qual local vai se instalar.
Segundo a XBRI, o Brasil oferece mercado em expansão e com grande potencial de crescimento. Os pneus XBRI, importados da China, Vietnã, Malásia e Tailândia, atendem aos principais modelos de veículos presentes no mercado nacional e são fortes na reposição, com presença em distribuidoras e grandes varejistas.
No último ano foram vendidos mais de 3,5 milhões de pneus da marca, com faturamento de R$ 4,5 bilhões, com projeção de avanço de 20% em 2024.
Empresa se pronuncia sobre megainvestimento
Segundo Nasser, a XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e se posicionou estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no Exterior.
Atualmente, os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir das fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de forma que se entende que chegou a hora de fazer este megainvestimento que criará milhares de empregos.
Nasser ponderou, porém, ser fundamental que o governo federal não eleve o imposto de importação de pneus de 16% para 35%, demanda da Anip que está sendo analisada pela Camex, Câmera de Comércio Exterior, do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços.
Para que seja possível instalar uma nova fábrica no Brasil pela fabricante chinesa é necessário seguir formando mercado para seus pneus, com rede de distribuição e comercialização.