Fábrica da Ford no ABC Paulista é demolida e novo centro logístico a ser construído vai gerar mais de 4 mil empregos

Flavia Marinho
por
-
09-03-2021 10:59:46
em Indústria e Construção Civil
Ford - empregos - abc paulista - sp - fábrica Ex funcionários da Ford / Fonte: Reprodução – Via Google

Novo investimento bilionário em antiga fábrica da Ford no ABC Paulista – SP pode gerar mais de 4 mil empregos na região. Será construído um centro logístico no local

Quase dois meses após o anúncio do fechamento da Ford no Brasil, a fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, começou a ser demolida. A unidade foi vendida ainda em outubro do ano passado, antes de a empresa encerrar oficialmente as atividades no Brasil. O Investimento bilionário vai transformar esta fábrica, em novo centro logístico e vai gerar mais de 4 mil empregos

Leia também

A Construtora São José e o fundo imobiliário FRAM Capital compraram o terreno da Ford pouco depois do seu fechamento, quando a montadora continuou usando o local apenas para trabalhos administrativos. Os compradores investiram R$ 1,2 bilhão.

No local, a atual proprietária vai implantar um centro de logística. Mauro Silvestri, sócio-fundador da construtora, disse que serão gerados entre 4 mil e 4,5 mil empregos quando o complexo estiver ocupado. A fábrica da Ford empregava cerca de 2,8 mil pessoas, comparou o empresário.

O complexo industrial da Ford localizado no ABC paulista foi o primeiro que a multinacional desativou. Ainda restavam duas fábricas da empresa no Brasil, uma em Taubaté (SP) e outra em Camaçari (BA). As duas fecharam em janeiro, quando a Ford deixou o país.

A companhia atuou em São Bernardo do Campo por 52 anos. Dos 2.350 funcionários que eram empregados na Ford, apenas 1 mil, todos da área administrativa, foram mantidos.

Sobre as razões para o fechamento, a empresa citou o avanço da pandemia de Covid-19, que contribuiu para a “capacidade ociosa da indústria” e para a “redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Quem flagrou o momento de retirada de parte da fachada foi o site Primeira Marcha. Segundo a publicação, nos próximos dias também será removido o símbolo da companhia em formato de totem. A retirada de qualquer alusão à Ford partiu da própria montadora, antes que seja iniciada a demolição e reestruturação da propriedade pelos novos proprietários.

Fábrica da Ford tinha muita história

Com a demolição da antiga unidade de São Bernardo do Campo, irá ao chão também uma parte da história da indústria automobilística brasileira. A fábrica era uma das mais antigas do país: começou a operar em 1954, sob o comando da Willys Overland. Em 1967, a Ford comprou as operações da empresa, incluindo o complexo industrial.

Nos últimos anos, a planta do ABC paulista produzia caminhões e a linha Fiesta: todos esses produtos foram descontinuados. Vale lembrar que, atualmente, com o fechamento das fábricas brasileiras, a linha Ford conta unicamente com veículos importados.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.