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Estatal da China desembarca no Brasil e vence licitação para comprar 44 trens pelo Metrô de São Paulo por valor bilionário

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/03/2025 às 11:46
Estatal chinesa vence licitação e fornecerá 44 trens ao Metrô de SP por R$ 3,1 bi. Novos modelos terão condução autônoma e reforçarão linhas.
Estatal chinesa vence licitação e fornecerá 44 trens ao Metrô de SP por R$ 3,1 bi. Novos modelos terão condução autônoma e reforçarão linhas.
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China desembarca de vez no Brasil! Gigante estatal vence licitação bilionária para fornecer 44 trens ao Metrô de São Paulo. As novas composições, sem cabine de condução, prometem revolucionar o transporte público paulista.

O Metrô de São Paulo deu um passo importante para modernizar sua frota e expandir suas linhas.

Em uma disputa acirrada com a gigante francesa Alstom, a fabricante chinesa CRRC venceu a licitação para fornecer 44 novos trens ao sistema metroviário da capital paulista.

A homologação do contrato foi realizada no dia 18 de março, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

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Expansão e modernização das linhas

A proposta da CRRC, com um valor total de R$ 3,104 bilhões, contempla o fornecimento de 264 carros metroviários, que irão reforçar a frota das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

A aquisição desses trens se dá em um momento estratégico para o Metrô de São Paulo, já que a expansão da Linha 2-Verde, que será estendida até a Penha e, posteriormente, até Dutra, demanda uma maior capacidade de transporte.

O objetivo é otimizar o fluxo de passageiros e melhorar a qualidade do serviço.

Inovações tecnológicas na Frota R

A novidade trazida pela CRRC para o Metrô de São Paulo está na inovação das composições.

A nova frota, que será denominada Frota R, terá como uma de suas características marcantes a ausência de cabine de condução.

Com isso, o modelo adotado se aproxima cada vez mais de um sistema de condução autônoma, algo que o Metrô tem como objetivo estender para outras linhas do sistema.

Apesar dessa inovação, a proposta inicial prevê a instalação de um módulo de cabine para garantir maior segurança e flexibilidade operacional nas primeiras unidades.

Fabricação nacional pode reduzir custos

A CRRC, por meio do Consórcio CRRC Sifang do Brasil, é uma gigante no setor de mobilidade urbana e já possui experiência na fabricação de trens de alta tecnologia.

A empresa, que é uma das maiores fabricantes de trens do mundo, tem como um de seus principais atrativos a possibilidade de fabricar os novos trens no Brasil, o que poderia reduzir os custos de produção e otimizar a logística de fornecimento.

Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a fabricação nacional pode ser uma alternativa importante para baratear os custos e incentivar a indústria local.

Cronograma de entrega e custos

Cada composição, composta por seis carros, terá um custo unitário de R$ 64,5 milhões, com a entrega da primeira unidade prevista para 21 meses após a assinatura do contrato.

A previsão é de que toda a frota seja entregue ao Metrô de São Paulo no prazo de quatro anos e dez meses, o que garante o reforço da infraestrutura metroviária dentro de um cronograma bem definido.

Impacto na mobilidade urbana

A aquisição desses trens é parte de um esforço contínuo do Metrô de São Paulo para melhorar a capacidade de transporte e modernizar o sistema, que atende milhões de passageiros diariamente.

A crescente demanda por transporte público de qualidade na capital paulista exige que as autoridades invistam na modernização de sua frota e no aprimoramento das operações.

Competição e estratégia de fornecimento

A concorrência entre a CRRC e a Alstom foi um capítulo à parte dessa licitação, com as duas empresas disputando a chance de ser responsável pelo fornecimento dos novos trens.

A vitória da CRRC, contudo, representa a consolidação de sua presença no Brasil e um passo importante para o fortalecimento da indústria de mobilidade no país.

Futuro da mobilidade no Metrô de São Paulo

Além disso, a aquisição desses trens pela estatal chinesa deve impactar diretamente a logística e os custos do Metrô de São Paulo, permitindo que a operação do sistema se torne mais ágil e eficiente.

A modernização da frota e a implementação de tecnologias avançadas devem beneficiar não só os passageiros, mas também toda a rede de transporte público da cidade.

O que vem por aí no Metrô de SP?

Com a previsão de entrega da Frota R até 2029, os próximos anos prometem ser marcantes para o Metrô de São Paulo, que se prepara para receber uma nova geração de trens e expandir seus serviços, sempre com foco na inovação e na melhoria contínua do serviço prestado à população.

Parceria para um transporte mais eficiente

A parceria entre a CRRC e o Metrô de São Paulo vai muito além de um simples contrato de fornecimento.

Ela é um reflexo da busca incessante por um sistema de transporte mais eficiente, seguro e moderno, alinhado com as necessidades da maior cidade da América Latina.

O impacto dessa aquisição será significativo para o futuro da mobilidade urbana no Brasil e deve se refletir em um transporte público de maior qualidade, acessibilidade e sustentabilidade.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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