1. Início
  2. /
  3. / Estaleiro ICN de Itaguaí marca Prova de Mar do Submarino Riachuelo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Estaleiro ICN de Itaguaí marca Prova de Mar do Submarino Riachuelo

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 09/08/2019 às 12:26

Sem categoria

ICN de Itaguaí fará prova de mar de submarino
Primeiro submarino de Itaguaí será testado
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Primeiro dos quatro submarinos do programa Prosub vai iniciar, agora este mês de Agosto, em Itaguaí, os testes de funcionamento no mar

O estaleiro ICN (Itaguaí Construções Navais), uma joint venture entre o Naval Group e a Odebrecht Engenharia e Construção, informou a Marinha brasileira, que a prova de mar do primeiro dos quatro submarinos de ataque diesel-elétricos S-BR (classe Scorpène modificado) do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), terá início neste mês de agosto.
A prova de mar da embarcação e de seus equipamentos deve durar até o primeiro semestre de 2020, enquanto o comissionamento do submarino está programado para outubro de 2020.

Os testes

A marinha do Brasil informou que não será testados somente os equipamentos do submarino, a Prova de Mar servirá também para testar o lançamento de um torpedo pesado F21 de 533 mm do Naval Group e um mock-up de um míssil antinavio MBDA Exocet SM39 Bloco 2 Mod 2.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Vale lembrar que o Submarino (S-40) batizado de “Riachuelo”, foi lançado Estaleiro Naval de Itaguaí em 14 de dezembro de 2018 e está equipado com armamentos capazes de fazer a patrulha de áreas onde se explorará o Pré Sal.

Conforme o Click Petróleo e Gás já havia informado, as obras de construção dos submarinos em Itaguaí estão bastante adiantadas e as quatro seções do casco do segundo submarino, o “Humaitá” já estão no ICN, vindas da UFEM, que também fica em Itaguaí.

O Prosub prevê a construção de quatro submarinos, depois do Riachuelo virá o Humaitá (S41), com lançamento previsto para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.

Uma quinta unidade está prevista, mas sua propulsão será nuclear e a o projeto que também será executado no Estaleiro de Itaguaí está indo de vento em popa.

A ICN e NUCLEP caminham para mais um salto industrial unindo-se para a fabricação da primeira seção de qualificação do SN-BR Álvaro Alberto, primeiro submarino com propulsão nuclear da América Latina.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos