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Estado brasileiro vai receber investimento monumental de 20 BILHÕES e terá revolução nas rodovias, com mais de 660 km na rota de transformação

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/12/2024 às 18:35
Paraná vai receber R$ 20 bilhões em melhorias rodoviárias, com a promessa de revolucionar a logística no Brasil e impactar a economia local.
Paraná vai receber R$ 20 bilhões em melhorias rodoviárias, com a promessa de revolucionar a logística no Brasil e impactar a economia local.

Você sabia que este estado está prestes a vivenciar uma revolução nas suas rodovias, com um investimento bilionário que promete transformar o cenário logístico do Brasil? Com a promessa de uma infraestrutura moderna e melhor conectividade, o estado se prepara para receber mais de R$ 20 bilhões em melhorias nas suas estradas.

O Paraná está prestes a se tornar o centro das atenções no Brasil, com um investimento bilionário que transformará suas rodovias.

Mais de 660 km de estradas receberão investimentos, prometendo modernizar a infraestrutura, gerar milhares de empregos e colocar o estado no topo da logística nacional.

O que isso significa para o futuro da economia brasileira?

Esse valor, que impressiona qualquer especialista no setor, foi confirmado em um leilão realizado nesta quinta-feira (19) na B3, em São Paulo.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), junto ao Ministério dos Transportes (MT), concedeu o Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná ao Consórcio Infraestrutura PR, composto pelas empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager.

Com experiência em concessões de rodovias, o consórcio representado pela corretora Necton Investimentos garantiu a concessão do lote com um modesto desconto de 0,08% na tarifa de pedágio.

O que está por trás do maior investimento rodoviário do Paraná?

Com um contrato de 30 anos, o Lote 6 abrange um total de 662,1 quilômetros de rodovias. Isso inclui trechos importantes das BRs 163, 277 e 469, além das rodovias estaduais PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

Essa é a maior obra rodoviária já planejada para o estado, e ela inclui a duplicação de 462 quilômetros de estradas, a implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais e melhorias significativas na segurança e infraestrutura das vias.

De acordo com especialistas do setor, a duplicação da BR-277, um dos trechos mais importantes para o fluxo de mercadorias no Paraná, é uma das obras mais aguardadas.

Essa rodovia conecta a capital Curitiba ao Porto de Paranaguá, que é considerado o segundo maior porto do Brasil.

Além disso, a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna e pontos de parada e descanso ao longo do percurso trará mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres.

O impacto da revolução nas rodovias do Paraná

Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o leilão do Lote 6 simboliza uma verdadeira revolução na infraestrutura rodoviária brasileira.

“Esse projeto robusto é resultado de um trabalho integrado e transparente. A ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes e Infra S.A., entregou uma estratégia de transferência de ativos à iniciativa privada, avançando em obras públicas e reabilitação de contratos antigos. Este é um marco que deve inspirar outros estados”, celebrou Vitale.

Para Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A., a relevância desse projeto vai muito além das obras físicas.

“Este projeto garante obras importantes, tarifas justas e milhares de novos empregos. Vai reduzir custos logísticos, aumentar a segurança viária e fortalecer a competitividade do setor produtivo. O Paraná está em excelentes mãos”, destacou o executivo.

Como a economia paranaense será impactada?

O setor produtivo do Paraná também experimentará um crescimento significativo com as melhorias nas rodovias.

No Oeste do estado, região de maior crescimento econômico, a melhoria da infraestrutura rodoviária será um fator chave para o fortalecimento do cooperativismo e das indústrias alimentícias.

As novas rodovias reduzirão os custos logísticos, tornando o estado mais competitivo em termos de produção e exportação.

Estima-se que o projeto gerará 289 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda.

Esses números não só contribuirão para a geração de emprego e renda no estado, como também representarão um impacto positivo nas economias locais e no fortalecimento de setores-chave da economia brasileira.

A conectividade internacional e a integração com o Paraguai

Outro destaque do projeto é a melhoria das rodovias que conectam o Paraná ao Paraguai, com três interligações internacionais.

A duplicação da BR-277, que passa por Cascavel, Matelândia e chega até Foz do Iguaçu, vai completar a ligação até a fronteira com o país vizinho.

Essas obras permitirão uma maior integração entre o Brasil e o Paraguai, aumentando a competitividade do comércio transfronteiriço.

O impacto no Brasil e os próximos passos

A concessão das rodovias do Paraná também consolida o Brasil como líder mundial em projetos rodoviários.

Somente neste ano, sete leilões rodoviários geraram R$ 82 bilhões em contratos, e o Paraná foi uma das regiões mais beneficiadas.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância desse projeto para o estado e para o país como um todo.

“Com esses leilões, o estado será um exemplo de infraestrutura e crescimento. Concluímos 66% do pacote e em 2025 leiloaremos mais dois lotes. O Paraná será ainda mais forte e influente no Brasil”, afirmou o ministro.

A assinatura do contrato está prevista para abril de 2025, e a cobrança de pedágio começará até maio do mesmo ano, alinhada ao cronograma de implantação das melhorias.

O que esperar do futuro rodoviário do Paraná?

Com a conclusão do Lote 6 e o progresso das obras rodoviárias em outras regiões, o Paraná se consolidará como um verdadeiro hub logístico no Brasil.

A conectividade das suas rodovias, além de permitir uma maior integração com os outros estados e países vizinhos, trará benefícios de longo prazo para a economia local e nacional.

Você está pronto para ver o Paraná se tornar um modelo de infraestrutura rodoviária no Brasil? Como você acha que essas mudanças afetarão sua cidade e o desenvolvimento do estado?

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André
André
21/12/2024 17:45

Nos anos 90 ja se faziam muita propaganda do anel de integração que nao vingou, vamos ver agora! No PR é muita propaganda e pouco retorno

Jordão Gregorio Barbosa
Jordão Gregorio Barbosa
21/12/2024 22:27

20 bilhões em 30 anos. ja vi esse filme nessas mesmas rodovias há 30 anos. Se fez o pedágio e as empresas não investiram o que foi contratado. Vamos ver agora?

Clodomir
Clodomir
23/12/2024 23:25

Lamentável ver que as mesmas concessionárias que lesaram o estado, fizeram acordos de leniência, devem milhões e não somente participaram, mas infelizmente ganharam a maioria dos leilões e vão ter mais 30 anos para não cumprir os novos contratos.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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