1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Esta pequena peça fabricada no Brasil pode aumentar a performance de carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Esta pequena peça fabricada no Brasil pode aumentar a performance de carros elétricos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 30/05/2023 às 19:35
Porca Rebite de fixação que ajuda carros elétricos na performance, velocidade e redução de peso!
Porcas Rebites Vedantes em carros elétricos!

Acelerando o futuro: como tecnologias inovadoras de fixação otimizam o desempenho dos carros elétricos

A indústria automotiva elétrica é um mercado em rápido crescimento, com a Precedence Research prevendo que o valor do setor ultrapassará a impressionante marca de US$ 1,716.83 bilhões até 2032, um salto significativo em relação aos US$ 205.58 bilhões registrados em 2022. À medida que novos modelos surgem, a busca pela melhoria contínua do desempenho geral dos veículos é um desafio constante. Além dos carros elétricos, a indústria automotiva também inclui veículos como tratores, equipamentos de construção, barcos e aeronaves.

Elevando o Jogo: O Impacto da Bateria no Peso e Desempenho

Especificamente, a bateria – um componente vital dos carros elétricos – tem um peso significativo que contribui para o peso total do veículo e afeta diretamente a autonomia. Um console de bateria de carro elétrico pode ter até 12 módulos, contendo 24 células unitárias, representando cerca de ¼ do peso total do veículo, entre 250 e 300 kg para um carro elétrico médio. Portanto, os engenheiros estão em busca de soluções para melhorar este cenário e aumentar a eficiência dos veículos elétricos.

Transformando a Fixação com Porcas Rebites Vedantes

Os sistemas de fixação também evoluíram para se alinharem a essa tendência, adaptando-se ao desenvolvimento e uso de materiais avançados na produção de baterias para carros elétricos. Uma inovação notável é a possibilidade de fixar os consoles de bateria com porcas rebites vedantes, que não só garantem uma refrigeração adequada e impedem a entrada de contaminantes, mas também aumentam a vida útil da bateria.

Além disso, essa tecnologia permite que os fabricantes produzam baterias elétricas mais leves e sustentáveis, substituindo o aço pelo alumínio e eliminando a solda na linha de produção. Essa abordagem de fixação também protege o meio ambiente contra potenciais vazamentos de contaminantes quando a bateria chega ao fim da sua vida útil e precisa ser descartada ou remanufaturada.

A Böllhoff é uma empresa líder que, cumprindo rigorosos padrões de qualidade de vedação e automotiva, desenvolveu uma linha específica de porcas rebites vedantes – a RIVKLE® Seal Ring. A tecnologia de montagem (HSA) desenvolvida pela Böllhoff também permite a automação completa das linhas de produção, com controle e monitoramento do processo de aplicação da porca rebite, resultando em ganhos significativos de produtividade, agilidade e confiabilidade.

História da Bollhoff

Além da Bateria: Ampliando o Escopo da Fixação

Além dos consoles de baterias, as porcas rebites vedantes podem ser usadas na produção de compressores de refrigeração e módulos eletrônicos para veículos elétricos, resultando em uma série de benefícios. Essas vantagens incluem a redução de peso e custos, limitação de espessura, prevenção da contaminação, absorção de ruídos por vibração e fixação de cabos flexíveis, entre outros.

Em resumo, os sistemas de fixação avançados continuarão evoluindo ao lado das tendências da indústria, apoiando as fabricantes na oferta de carros elétricos cada vez mais eficientes e com maior autonomia.

Sobre o Grupo Böllhoff

A Böllhoff é um parceiro global em tecnologia de fixação 360°, oferecendo soluções integradas de montagem e logística. Com mais de 3.300 colaboradores em todo o mundo, a empresa continua moldando o futuro da tecnologia de fixação. Para mais informações, visite www.boellhoff.com/br.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos