Para aqueles que sonham em estudar ou trabalhar fora do Brasil, agora ficou ainda maias fácil morar na Espanha devido a uma mudança na regulamentação, confira.
Já pensou em estudar ou trabalhar fora do Brasil? Este é o sonho de várias pessoas, mas com tantas regras de imigração, esse sonho pode acabar caindo no esquecimento. Entretanto, a novidade da vez pode fazer você que está interessados em morar na Espanha mudar de ideia, o país acabou de divulgar uma flexibilização para a entrada de brasileiros e separamos com detalhes mais informações relacionadas.
Uma grande oportunidade para morar na Espanha
Foi divulgado recentemente que a Espanha está facilitando a entrada de imigrantes em seus domínios. Desta forma, aqueles que querem trabalhar ou estudar fora do Brasil podem fazer tal ato de forma mais acessível.
De acordo com os dados recentes, a medida deve contribuir com os já residentes na Espanha e também aumentar o número de contratação de mais estrangeiros vindos diretamente de seus locais de origem.
-
Capacitação gratuita em IA, marketing e NR-1? Plataforma do Senac libera 70 cursos EaD com certificado para empresas de todos os portes
-
Quer aprender ciência de dados do zero? USP abre curso com Python, Monte Carlo, regressão e teorema de Bayes
-
Faça uma graduação sem pagar nada: Ifes abre 779 vagas em cursos de engenharia, construção, medicina veterinária, logística e muito mais
-
Oportunidade para jovens e adultos que sonham concluir o ensino médio técnico sem gastar R$ 1 real: IFES abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EJA em diferentes áreas do conhecimento
Recentemente, dados indicam que aproximadamente 5,5 milhões de estrangeiros, sendo mais de um terço apenas de latino-americanos, moram ou querem morar na Espanha.
A Espanha planeja facilitar o acesso de estudantes ao mercado de trabalho, flexibilizando os requisitos para imigração de famílias e desenvolvendo a figura do visto por treinamento. Isso é muito importante, tendo em vista que várias pessoas moram na Espanha, entretanto não conseguem encontrar um emprego pela falta de autorização de residência e também não podem solicitá-la, pois não possuem vínculo empregatício. Desta forma, o estrangeiro vive em um eterno looping que não gera benefícios para nenhuma das partes.
Estudantes brasileiros poderão morar na Espanha e trabalhar por até 30 horas por semana
Com a reforma na Lei da imigração daqueles que querem estudar fora do Brasil, o processo pode ser bem menos burocrático e contribuir com várias pessoas.
Em primeiro lugar, os estudantes estrangeiros matriculados em escolas e universidades do país devem ser um dos principais beneficiados com esta medida. Até então, aqueles que não possuíam o visto de estudante para licenciatura, não conseguiriam trabalhar fora do Brasil para arcar com os estudos.
Agora, com as novas normas, estas pessoas podem atuar por até 30 horas semanais e mesmo após a conclusão dos estudos, será possível morar na Espanha por mais um ano sem precisar de prorrogação do visto.
Outra grande mudança que pode contribuir com quem deseja estudar e trabalhar fora do Brasil é o chamado Visto de Treinamento feito para pessoas que estão na Espanha por no mínimo dois anos.
Estas podem possuir uma autorização de residência de 12 meses, desde que se comprometam em realizar um treinamento regulamentado para atuar. Inspirada em modelo que já existe na Alemanha, chamado “duldung”, o intuito é atingir pessoas em situação irregular que consigam possuir acesso ao mercado de trabalho no Brasil.
Por fim, há também a flexibilidade de contratações de estrangeiros fora da Espanha, ou seja, a partir de agora, trabalhadores podem solicitar uma autorização de quatro anos para trabalhar fora do Brasil até 9 meses ao ano. Entretanto, eles devem regressar aos seus países de origem após cada período e se cumprirem com as regras, podem solicitar uma autorização de residência e trabalho de dois anos.
CNH Brasileira pode valer em outros países
Outro ponto que pode ser positivo para quem deseja morar na Espanha é o fato de que a CNH brasileira valerá também para cidadãos brasileiros que moram em outros países.
A decisão, anunciada por Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, surpreendeu todos os brasileiros. Antes do aval, apenas para cidadãos da União Europeia, Noruega, Reino Unido, Islândia podiam viver no país e dirigir com o documento emitido no país de origem.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.