A maior usina solar flutuante do MUNDO pode ser a solução para um futuro mais sustentável com a sua capacidade para abastecer 700 mil famílias por dia!
A Usina Flutuante de Energia Solar na Água do Sul de Fuyang, considerada a maior usina de energia solar flutuante do MUNDO em escala única da China, entrou em funcionamento no dia 27 de dezembro de 2023, atingindo na época a sua capacidade máxima de conexão à rede de geração de energia solar. Localizada em Fuyang, província chinesa de Anhui, a usina flutuante é a maior usina solar flutuante do MUNDO, com mais de 1 milhão de módulos fotovoltaicos, que equivale a 1.300 campos de futebol. O local onde a usina flutuante está instalada também é a maior área ociosa bem aproveitada em uma área de mineração de carvão.
Saiba mais sobre a usina de energia solar em Fuyang, considerada a maior usina solar flutuante do MUNDO
A maior usina solar flutuante do mundo foi construída em uma área de água formada por cerca de 13 mil acres subsidência de mineração de carvão. Sua capacidade total instalada é de 650 mil quilowatts, com 122 matrizes fotovoltaicas enormes, capazes de fornecer uma geração média anual de energia em torno de 700 milhões de quilowatts-hora.
No quesito economia, a usina de energia solar consegue economizar aproximadamente 220 mil toneladas de carvão anualmente, sem falar na redução de dióxido de carbono, o temido CO², em 580 mil toneladas.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
De acordo com Hu Lechao, gerente de projeto da Administração de Construção de Energia do Leste da China disse: “Ao usar áreas de água ociosas em subsidências de mineração de carvão para construir usinas de energia solar flutuante, podemos economizar recursos de terra e, ao mesmo tempo, aproveitar as características de boa dissipação de calor da água para melhorar efetivamente a eficiência da geração de energia. A quantidade diária de eletricidade gerada pode atender à demanda de consumo de eletricidade de um dia para uma população de 700.000 pessoas.”
Eficácia da maior usina de energia solar flutuante do MUNDO
Segundo informações, a maior usina solar flutuante do MUNDO também é capaz de cobrir a superfície da água de modo eficaz e seguro, reduzindo ao máximo a evaporação de impedindo o crescimento e proliferação de algas marinhas no seu entorno.
Desse modo, o ambiente permanece purificado, elevando o nível de qualidade da água, preservando o meio ambiente de forma natural. Os próximos passos da usina solar flutuante é desenvolver a aquicultura juntamente com a geração de energia solar.
Usinas solares flutuantes no Brasil
Atualmente, o Brasil possui 4 usinas solares flutuantes, sendo uma em Presidente Figueiredo, no Amazonas, uma na represa Billings, no estado de São Paulo (sua construção ainda está em andamento), uma no lago da usina hidrelétrica de Rosana, no interior de São Paulo, e por fim, uma em Sobradinho, na Bahia.
Em breve, a construção da usina solar flutuante na represa Billings será finalizada. A usina é considerada a maior usina solar flutuante do Brasil, um passo gigantesco em direção à sustentabilidade. A usina de energia solar consolidada em São Paulo possui um futuro muito promissor e poderá servir de exemplo à outros estados e até mesmo países.
Batizada com o nome de Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), esse é um projeto ousado no setor energético paulista. Localizada na represa Billings, com investimento inicial de R$30 milhões, a UFF Araucária possui cerca de 10,5 mil placas solares instaladas sobre a água, e esse super empreendimento é capaz de gerar até 10 GWh anualmente.
Finalização do projeto UFF Araucária, a maior usina solar flutuante do Brasil
O projeto da usina UFF Araucária em São Paulo tem previsão de término para 2025, podendo entrar em operação a partir do momento em que a licença de operação dada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, for emitida. A expectativa para que a usina de energia solar flutuante brasileira entre em operação é altíssima, pois os investidores acreditam muito no potencial da mesma.
Por falar em potencial, o Brasil possui um potencial gigantesco na geração de energias renováveis, já que o território brasileiro é vasto e possui localizações estratégicas a seu favor. Além disso, a parceria entre painéis solares e hidrelétricas revelam vantajosas soluções que podem resolver problemas de fornecimento de energia, comumente provocados por secas e baixas repentinas nos reservatórios.
De fato, projetos como o da Usina Flutuante de Energia Solar na Água do Sul de Fuyang e o Usina Fotovoltaica Flutuante UFF Araucária em São Paulo só servem para reforçar o potencial da energia solar e consolidar, também, outros tipos de fontes de energias renováveis como as melhores opções para um futuro mais sustentável e um meio ambiente recuperado, sem contar no agregamento à economia de cada país que opta por investir nesses tipos de projeto em potencial.