A operação de caráter especial recebeu equipamentos eólicos da China, utilizando guindastes e carretas especiais
O Porto de Imbituba foi palco do desembarque de equipamentos eólicos na última semana. A importação chegou da China embarcada no navio “DA GUI”, que atracou no Cais 2 na noite do dia 17 e já desatracou na tarde do dia seguinte.
Veja ainda outras notícias:
- TechnipFMC entrega campanha de instalação da fase II no campo de Peregrino para a Equinor
- Klabin abre vagas para técnico, coordenador, estagiário e mais para trabalhar na área de manutenção industrial
- Processo seletivo offshore demanda para vaga de emprego técnico com experiência em PLSV ou ATHS
A equipe técnica de trabalhadores portuários realizou a movimentação de 3 pás de aproximadamente 67 metros de comprimento e cinco partes de torre que, quando montados, formarão a turbina eólica. Também foram descarregados três componentes (“hub”, “nacelle” e “drivetrain”) e um contêiner com equipamentos para a montagem de aerogeradores.
Segundo o portos&navios, a movimentação de grandes cargas de projeto é um know-how que vem sendo explorado pelo porto público. No início do ano, também foram embarcados transformadores e geradores de grande porte.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Para o desembarque, foram utilizados guindastes do próprio navio, além de carretas especiais para o deslocamento das peças até o pátio de armazenagem. A operação portuária foi realizada pelas operadoras Simetria Logística e Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Carga Geral do Porto de Imbituba.
Os equipamentos serão transportados até o Parque Eólico da Honda Energy na cidade de Xangri-Lá (RS), onde já existem nove aerogeradores. Inaugurado em 2014 pela subsidiária da Honda Automóveis no Brasil, o parque produz energia 100% limpa e renovável que é distribuída para a fábrica, escritórios e centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Desde a sua criação, o parque evitou a emissão de mais de 24 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.