A norueguesa Equinor informou sobre a aceleração de investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono
A norueguesa Equinor apresentou um plano mostrando que irá acelerar investimentos em energias renováveis e soluções de baixo carbono, à medida em que novos projetos de óleo e gás entram em operação, antes de atingirem um pico de produção em 2026, disse a empresa nesta terça-feira, pressionada para provar que pode se adaptar a um futuro mais “verde”. Veja ainda: Petroleiras Exxon e Equinor têm previsão de investir 8 bilhões de dólares para extração de petróleo no Campo de Bacalhau, na Bacia de Santos
- Após Bosch e Volkswagen, Nissan aposta na célula de etanol para abastecimento de motor de carros elétricos e fecha parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, ligado à USP, para desenvolver o bioetanol no Brasil
- Americanas e Ame Digital anunciam 400 vagas de emprego para candidatos de todos os níveis de escolaridade, em várias regiões do Brasil
- Ceará ganhará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, será player global na produção, armazenamento, distribuição e exportação de H2V e milhares de empregos serão gerados no estado
- Fábrica da Troller pode ser transferida para o Porto do Pecém, devido à produção de grafeno
- Governo do Rio Grande do Norte investe em energia solar e instala painéis solares em sede da Escola da região
O plano da Equinor para investir em energias renováveis
A Equinor disse que irá dedicar mais de 50% dos investimentos a energias renováveis e captura de carbono até 2030, ante menos de 5% em 2020, atendendo às demandas de investidores e de alguns políticos noruegueses.
A pressão para reduzir as emissões de carbono, que a Equinor adotou, se intensificou no mês passado, depois que um tribunal holandês determinou que a Shell atue de forma mais agressiva para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, enquanto a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) afirmou que o mundo precisaria interromper investimentos em novos projetos de óleo e gás até o ano que vem para atingir emissões zero até meados do século.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Anders Opedal, presidente e CEO da Equinor, diz que a empresa irá cumprir sua meta anterior, de um aumento anual de 3% na produção de petróleo e gás até 2026, à medida que novos projetos entram em operação. Porém, até 2030, a produção diária será praticamente igual à de 2020, podendo recuar ainda mais depois disso.
Valor a ser investido em energias renováveis e o plano da Equinor
A Equinor espera realizar investimentos brutos em energias renováveis de cerca de US$ 23 bilhões de 2021 a 2026, além de aumentar a participação do investimento bruto em energias renováveis e soluções de baixo carbono em cerca de 4% em 2020 para mais de 50% até 2030.
Com base no acesso antecipado de baixo custo em escala, a Equinor espera atingir uma capacidade instalada de 12 – 16 GW até 2030. Refletindo os níveis atuais dos mercados, a Equinor está ajustando os retornos reais esperados da base do projeto para 4 – 8%, e continua determinada a capturar mais retornos de capital por meio de financiamento de projetos.
Veja ainda: João Dória comemora investimento da Equinor, uma das maiores empresas de óleo e gás do mundo, na Bacia de Santos; negócio irá criar 3 mil empregos
No início do mês, a Equinor, empresa norueguesa do ramo de petróleo e gás, anunciou o investimento de U$ 8 bilhões na fase 1 do campo de Bacalhau, que fica na Bacia de Santos, em local de pré-sal que foi descoberto pela Petrobrás, ainda no ano de 2012. O investimento vem em parceria com a ExxonMobil, empresa norte-americana de óleo e gás, Petrogal Brasil e com a Pré-Sal Petróleo S.A.
Nesta terça-feira, 08, João Dória, governador de São Paulo, publicou comemorando o investimento da Equinor no pré-sal. No mesmo dia, o governador já tinha recebido o vice-presidente-executivo da Equinor, Al Cook, e Verônica Coelho, presidente da multinacional em território brasileiro.