Equinor fecha porto após acidente entre dois navios, equipes trabalham para conter vazamento de petróleo no mar

Equinor fecha porto após acidente entre dois navios, equipes trabalham para conter vazamento de petróleo no mar

novembro 8, 2018 Off Por Paulo Nogueira

No momento do incidente, o navio-tanque TS Sola tinha 625.000 barris de petróleo bruto a bordo e 7 pessoas ficaram feridas no terminal de Sture, em Øygarden – Noruega

A Equinor relatou o incidente aproximadamente às 04:15, hora local, nesta quinta-feira. A Equinor disse que o pessoal da Sture será evacuada por medida de segurança. A empresa acrescentou que está em diálogo com as autoridades norueguesas e mobilizou recursos de emergência para ajudar a polícia e o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto.

O terminal de Sture no município de Øygarden em Hordaland recebe petróleo da área de Oseberg através do sistema de transporte Oseberg de 115 quilômetros do centro de campo de Oseberg, e petróleo bruto do campo de Grane através do oleoduto de 212 quilômetros de Grane (GOP). O campo de Svalin foi conectado através do gasoduto Grane em 2014. O petróleo bruto do campo Edvard Grieg foi transportado para Sture via GOP desde o final de 2015.

De acordo com um relatório da Reuters, sete pessoas ficaram feridas na colisão entre a fragata Helge Ingstad e o petroleiro TS Sola. A fragata estava tomando água e evacuando sua tripulação de 137 e não houve relatos de danos ao petroleiro, acrescentou a Reuters.

O Aftenblad da Noruega informou na manhã de quinta-feira que a fragata tem um grande buraco no casco e está vazando combustível no mar. No momento do incidente, o petroleiro tinha 625.000 barris de petróleo bruto a bordo, mas não havia relatos de risco de vazamento.

Último acidente de grandes proporções no Brasil

Petrobras teve que desembarcar as pressas 9 funcionários da  embarcação PLSV Skandi Vitória da empresa Technip devido ao acidente de rompimento de um duto de gás, este sinistro aconteceu durante umas das operações da sonda no dia 30 de abril. Confiram aqui qual foram as causas deste sinistro operacional na época.