A Equinor ASA adquiriu 11.020.000 ações da Scatec Solar ASA, correspondentes a 9,7% das ações e votos, a um preço total de compra de aproximadamente 700 milhões de coroas norueguesas (US $ 82,4 milhões1).
O investimento na Scatec Solar aumentará a exposição da Equinor a um setor de energia renovável em rápido crescimento, complementando ainda mais o portfólio da Equinor com energia solar rentável. Isso está de acordo com a estratégia dela de desenvolvimento em uma ampla empresa de energia, diz Pål Eitrheim, vice-presidente executivo da New Energy Solutions na Equinor.
“A Scatec Solar é nossa parceira existente no Brasil e na Argentina e valorizamos suas capacidades e experiência. Eles são uma empresa de energia solar competitiva e respeitada e apoiamos a administração, a diretoria e a estratégia da Scatec Solar. Esta participação minoritária de cerca de 10% é feita com uma perspectiva de longo prazo ”, diz Eitrheim.
A Equinor sinalizará uma participação de pouco mais de 10% da Scatec Solar. Isso inclui ações de propriedade da Equinor ASA, bem como ações administradas pela Equinor Asset Management ASA.
- Está em busca de uma nova oportunidade para 2025? Senai oferece 4,2 mil vagas em cursos gratuitos com início entre janeiro e março
- Misterioso vulcão subaquático é encontrado na costa do Alasca em nova descoberta de cientistas
- Forças Armadas gastam R$ 800 milhões para contratar 12 mil militares aposentados com salários de até R$ 47 mil
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
O negócio global de energia solar cresceu aproximadamente 40% ao ano na última década e prevê-se que continue crescendo rapidamente. A energia solar também fez as melhorias de custo mais rápidas no setor de energia renovável e espera-se que seja uma fonte importante e material de energia renovável no futuro.
Em parceria com a Scatec Solar, a Equinor entrou em seu primeiro projeto de desenvolvimento solar em 2017 através do ativo Apodi no Brasil, seguido por um segundo projeto conjunto em junho de 2018 com o Guanizul 2A na Argentina. A Equinor também desenvolveu um importante portfólio de energia eólica offshore e é a operadora da Sheringham Shoal (317 MW), da Dudgeon (402 MW) e da Hywind Scotland (30MW). Além disso, a Equinor é parceira do parque eólico de Arkona (operada pela E.on, 378 MW) e possui diversos outros projetos eólicos em andamento.
A Scatec Solar, uma produtora de energia solar integrada e independente, produz eletricidade a partir de usinas em operação com capacidade instalada de 357 MW e possui outros 1.057 MW em construção. A empresa tem um backlog de projetos e um pipeline de cerca de 4,3 GW em desenvolvimento nas Américas, África, Ásia e Oriente Médio. A Scatec Solar está sediada em Oslo, na Noruega.